Rondônia, 18 de julho de 2024 – 01:45
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 01:45

Procurador Edmilson Fonseca recebe homenagens em sua última sessão no TJRO

Anuncie aqui

O procurador de justiça Edmilson Fonseca participou na terça-feira, 18, de sua última sessão de julgamentos antes de sua aposentadoria e foi homenageado pelos desembargadores que compõem a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

O presidente da Câmara, desembargador Jose Antonio Robles, conduziu o momento marcante para a história do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. Decano do Colégio de Procuradores de Justiça do MP/RO, Edmilson Fonseca ingressou na carreira do Ministério Público do Estado de Rondônia no dia 26 de julho de 1982, fazendo parte da Primeira Turma de Promotores de Justiça da Instituição. Três anos depois de tomar posse como Promotor de Justiça, no dia 6 de dezembro de 1985, foi promovido ao cargo de procurador de justiça, pelo critério de antiguidade. Engajado em causas sociais, o membro do MPRO tem atuação destacada junto às pessoas com epilepsia, por meio de uma organização não-governamental.

“Após anos de dedicação exemplar ao Ministério Público, o  procurador de justiça Edmilson José de Matos Fonseca se despede de sua carreira, cuja trajetória foi marcada por um compromisso inabalável com a Justiça, a ética e a defesa dos direitos fundamentais”, pontuou, o desembargador Rowilson Teixeira, dando início às homenagens.

Rowilson afirmou que diante da impossibilidade de estar presente, o desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça, lhe pediu que o representasse nessa singela, mas muito carinhosa homenagem, feita durante a sessão. Já o desembargador Sansão Saldanha, ao parabenizar pela carreira exitosa, disse: “podemos afirmar com todas as letras que o procurador Edmilson Fonseca merece todas as congratulações, pois cumpriu sua missão de prestar serviços aos cidadãos rondonienses.” Conforme destacou Saldanha, são 38 anos só no 2º Grau de Jurisdição (atuação do Ministério Público no tribunal de recursos, que é o TJRO). Também enalteceu o trabalho social e humanitário do procurador junto aos epiléticos, bandeira que carrega na difusão dos direitos dos portadores dessa doença.

O juiz Aldemir de Oliveira ressaltou que conhece o procurador desde a época em que este era promotor de justiça e, o magistrado, servidor da 2ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho. “Desejo ao senhor que tenha muito sucesso e muita felicidade!”, afirmou Oliveira.

Em nome dos advogados que participaram da sessão, Érica Vairich destacou a carreira exemplar de Fonseca, listando qualidades profissionais e pessoais do homenageado. “Que seja um momento de novas descobertas”, disse a advogada. “Sempre nos tratou de forma íntegra, proba, humilde e que sempre trouxe luzes para todos nós”, destacou o desembargador Robles, ao afirmar, ainda, que o procurador Edmilson fez o Ministério Público mais forte.

O homenageado agradeceu a todos pela distinção e atenção. “Sinceramente, agora os senhores me deixaram radiante de alegria e de felicidade”, comemorou o pioneiro, em seu discurso de encerramento. (Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp