Foi realizada nesta terça-feira, 6 de setembro, a Solenidade de Transmissão do Cargo de Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A cerimônia foi no Auditório do Campus Porto Velho Calama reunindo comunidade interna e convidados. O Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, foi nomeado conforme Decreto de 4 de agosto, publicado na edição 148 do Diário Oficial da União (Seção 2, Página 1, de 5/8/22), com mandato até 3 de junho de 2023. A solenidade de transmissão de cargo foi transmitida pelo Youtube do IFRO e pode ser vista em: youtu.be/Ew2I3PajjTk
A eleição para Reitor Pro Tempore foi realizada conforme Resolução 9 de 23 de maio de 2022. Atualmente há 17 mil alunos, matriculados em mais de 130 cursos, mais de 1.200 servidores, além de colaboradores e bolsistas. Em seu discurso de posse, Edslei Rodrigues disse que visa melhorar ainda mais as estratégias de gestão, e convidou a todos a colaborar. “São caminhos árduos que precisaremos enfrentar com serenidade e prudência, estou certo que conflitos de ideia acontecerão, mas o caminho para dirimi-los será o diálogo, no qual prevalecerá sem dúvida a força do argumento e razão. Entendemos que o sucesso, crescimento e destaque do IFRO ao longo desses quase 14 anos refletem o trabalho de sua comunidade, que não mediu e nem mede esforços para implementar políticas públicas para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, fazendo jus aos que nos financiam nos termos da lei. No entanto, para que a instituição tenha sucesso é necessário cuidar das relações interpessoais, do clima organizacional e das pessoas. Com isso nos comprometemos com você: docente, técnico, colaborador, estagiário, bolsista, que se dedica no seu dia a dia ao IFRO”.
Concluindo sua fala, o novo Reitor afirmou que a “principal razão da existência da nossa instituição são vocês, nossos alunos, e para que tenham êxito, sabemos da importância de continuar melhorando, ampliando as políticas de assistência estudantil. São elas que vão garantir as atividades de pesquisa e esportivas que nossos alunos estão inseridos. Mas principalmente, para que os nossos alunos tenham êxito sabemos da essencialidade para permanência desses na nossa escola, porque somos uma instituição singular, mas somos uma escola, não podemos perder isso de vista. Principalmente o trabalho da assistência junto aos nossos alunos, mas mais de 80% têm vulnerabilidade econômica e necessidades educacionais específicas. Por acreditar que o diálogo e o esforço coletivo são os melhores caminhos para construção de soluções, quero deixar aberto um canal de comunicação bem como as portas do gabinete a todos vocês. Críticas, sugestões, apoio, ideias, experiências serão sempre bem vindos. Afinal o IFRO somos nós”.
O Reitor Substituto do IFRO (2018-2022), Carlos Henrique dos Santos, disse estar transferindo a missão de liderar a gestão democrática para atender às necessidades de servidores e alunos: “temos a certeza de que o Professor Edslei realizará um trabalho eficiente e com o mesmo comprometimento e lisura, pois foi escolhido por nossa comunidade para a representação até as novas eleições para Reitor que ocorrerão no primeiro semestre de 2023. Institucionalmente, cumprimos aqui um importante rito de manutenção das articulações entre as etapas de gestão para a continuidade de um trabalho promissor que tanto fundamenta o sucesso do IFRO em Rondônia. A manutenção de cada servidor será fundamental”.
“Pessoalmente, encerro aqui mais um ciclo, com dever cumprido e com a alegria de ter feito o máximo que eu pude, mas sempre com a expectativa de fazer mais. Agora, é tempo de novos colegas assumirem os postos que estão aí abertos para todos aqueles com a disposição de utilizar seus saberes e experiências para cumprir tarefas, programas, planos e missões maiores ou menores, mas sempre fundamentais para o cumprimento do fim social do IFRO, finalizou Carlos Henrique, que em seguida recebeu a Placa de Mérito Funcional em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição dada à Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Rondônia
A Coordenadora-Geral do Grêmio Estudantil do Campus Porto Velho Calama, Melissa Fallarino, reforçou a necessidade de valorização dos pesquisadores da instituição, dos projetos que os alunos criam com a instituição e os alinhados com os docentes, dos atletas, servidores e dos membros do movimento estudantil do Calama e dos demais campi. “Venho aqui representando as outras agremiações e desejando que a nossa gestão seja em harmonia, mas como sempre independente, gostaria de agradecer ao convite a desejar uma ótima missão a todos”.
Abordando os potenciais de infraestrutura existentes e os ainda em construção em Rondônia, o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Leocadio, falou do compromisso de instituições como o IFRO olharem para os desafios e para o futuro. “Pode contar com todos nós, nós gestores e nós servidores, porque como é o nosso lema, o IFRO é um só.
O Presidente da Fapero (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia), Paulo Haddad, falou da importância da parceria do Governo do Estado com as instituições de ensino de Rondônia. No IFRO, que trabalha desde a formação do ensino médio integrado ao ensino técnico até a pós-graduação, no qual ele próprio é aluno do Mestrado PROFNIT/Zona Norte, desejou sucesso à nova gestão.
Conforme o Superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU/RO), Miguel Mauricio Kurilo, o trabalho deve ser preventivo e conjunto, não podendo mostrar um problema sem apresentar uma solução: “estamos sempre ali para acompanhar”. E ressaltou que em conjunto com instituições de ensino, mesmo quando o recurso é pouco, o dever é que sejam bem aplicados, prezando pelo bem da educação e do desenvolvimento.
Para a Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Nogueira Pereira, participar do evento de posse é fundamental, por ser um momento que ajuda a reforçar as bases de parceria, para complementar a forma de articulação conjunta das instituições de ensino do estado. Ela analisa que o compromisso com a educação também se faz nessa hora e que as bases de uma educação sólida se faz com investimentos: “sempre defenderemos mais investimentos públicos para as nossas instituições, fortalecendo assim a permanência dos nossos alunos que farão a diferença no nosso estado”.
Mestrado ProfEPT divulga bibliografia para exame nacional
Conforme a Coordenação Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o próximo ENA ocorrerá no modelo presencial, no formato de prova, no início de 2023, com ingresso dos aprovados ainda no primeiro semestre. E em breve será divulgado o Edital oficial que regulamentará o certame.
A prova versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas a seguir:
1) CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187 – 205, 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303
2) DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação no e para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista. v. 2, n° 2. Vitória: IFES, 2018, p. 6 – 19. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/383
3) GALIAZZI, Maria do Carmo; SOUSA, Robson Simplicio de. A dialética na categorização da análise textual discursiva: o movimento recursivo entre palavra e conceito. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.7, n.13, 2019, p. 01-22. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/227
4) KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf
5) LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Investigação Qualitativa em Educação, Volume 1, p. 847 – 856, 2017. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1405/1362
6) MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. Disponível em: https://gepel.furg.br/images/MANACORDA_MARX_E_A_PEDAGOGIA_MODERNA.pdf
7) MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/a-educacao-para-alem-do-capital-istvan-meszaros.pdf/view
8) MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume III. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura
9) PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191
10) RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf
Informações: IFES
Campus Calama faz seleção complementar para Curso de Português Básico para estrangeiros
Em complemento ao edital 35/2022/PVCAL, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, faz chamada pública simplificada para seleção em curso de Português como Língua Adicional Básico. O curso é ofertado pelo Centro de Idiomas do Campus Calama.
Estão sendo oferecidas 20 vagas para interessados maiores de 14 anos, com início previsto para o dia 21 de setembro e as aulas, de forma presencial, previstas para acontecer às quartas-feiras, no horário das 19 às 22 horas.
A inscrição será feita por meio de formulário eletrônico disposto em https://forms.gle/nMQcnroX3vDyn8PF6, a partir das 20 horas do dia 8/9/2022, até o dia 13/9/22, às 23h59, horário oficial de Rondônia, conforme as mesmas regras dispostas no Edital 35/2022/IFRO.
As dúvidas sobre a Chamada Complementar devem ser remetidas à Coordenação do Centro de Idiomas, pelo e-mail [email protected].
Campus Calama realiza Sarau Lítero-Cultural no encerramento de curso do Projeto Alvorada
Um sarau lítero-cultural com contação de histórias, música, poesia, relatos de experiências e lançamentos de livros será realizado na sexta-feira, 9/9, a partir das 14 horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O sarau marca o encerramento do Curso de Formação Inicial e Continuada em Pintor de Obras Imobiliárias, integrante do Projeto Alvorada, cujo objetivo promover inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO).
Segundo a Coordenadora do Projeto Alvorada no Campus Calama, Xênia de Castro Barbosa, o curso está formando nesta etapa nove participantes que passam agora a estagiar e a se preparar para inserção no mercado de trabalho ou mesmo a receber orientações para empreendimentos individuais.
Os alunos também vão participar das apresentações culturais com o relato de experiências e contação de histórias durante as rodas de conversa no sarau cultural. Conforme a Professora Xênia, o sarau foi idealizado pela Professora Maria da Glória, como forma de proporcionar um espaço ampliado destinado às artes para congraçamento entre alunos, professores e a comunidade em geral.
Durante o sarau, o grupo de Teatro da Universidade Federal de Rondônia (Unir) apresentará a peça “Quando a escravizada Esperança Garcia escreveu uma carta”, por Sonia Rosa e Luciana Justiani Hees, do Departamento de Arte da Unir. Haverá apresentação da banda de música Nefelibata e o lançamento dos livros: “Por uma Sociologia do Pertencimento”, das autoras Iranira Geminiano de Melo, Maria Enísia Soares de Souza e Xênia de Castro Barbosa; “Lugar e Memória: Uma Poética de Porto Velho em Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba”, de Tiago Lins de Lima; “Tempo de Guardar Sapatos”, de Letícia Gomes; “Sêmen Humanimal Húmus”, de Davis Nascimento dos Santos; e “Eu, Você, Todo Mundo, Ninguém: Uma Poética da Diversidade”, de Sérgio Loss Franzin.
Também serão lançados os livros “Autorretratos: escrevivendo novas páginas no mundo pós-2020”, do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Linguagens e Literatura do Grupo de Pesquisa GET/IFRO e “Perfil Psicossocial de pessoas em cumprimento de medida de segurança ambulatorial em Rondônia”, da autora Ana Paula Baldez.
Campus Vilhena fará o lançamento do livro “Poesia Sou Poema Estou”
Desde 2019, todos os anos, durante os meses de setembro e outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena desenvolve o projeto “É Tempo de Florescer”, um projeto multidisciplinar voltado para conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, permitindo ao discente refletir sobre si e sobre o mundo que o rodeia, podendo, assim, construir novas possibilidades de viver pautadas em bem-estar e felicidade.
Nos últimos dois anos, o projeto se reinventou para superar as limitações do distanciamento impostas pela pandemia de covid-19, e no ano de 2021, dentre as ações desenvolvidas, foram realizadas oficinas poemáticas, de onde brotou a coletânea “Poesia Sou Poema Estou” (em vias de publicação), composta por poemas de estudantes, servidores(as) e convidados(as).
O lançamento do livro está previsto para outubro ou novembro, e o projeto fará a aquisição de 120 exemplares que serão doados a bibliotecas de escolas em Vilhena e no estado de Rondônia. Até dia 15 de setembro, a pré-venda está liberada no valor de R$ 12,50 para residentes em Vilhena, e de R$ 22,50 para residentes em outros municípios por acréscimo do frete.
Conforme uma das organizadoras da publicação, a Professora de Língua Portuguesa do IFRO Vilhena, Rosa Maria da Silva Gonçalves: “os(as) organizadores(as) da antologia não receberão nenhum valor dos livros vendidos. Esse montante é referente ao valor de custo da Editora “Edições e Publicações”. Inclusive, nós também adquiriremos exemplares do livro. Para nós, servidores(as) do IFRO Campus Vilhena, essa atividade é por demais gratificante, uma vez que os nossos jovens estudantes têm a oportunidade de publicação dos seus poemas, frutos das nossas ações, em uma renomada coletânea composta por poetas consagrados dentro e fora do Brasil. Visualizamos essa proposta como um passo na criação da identidade poemática vilhenense. Agradecemos por colaborarem conosco na execução desse sonho que se transforma em realidade”.
Para adquirir exemplares durante a pré-venda, é necessário entrar em contato com a poetisa Ana Angélica, da editora “Edições e Publicações”, até o dia 15 de setembro, por meio do WhatsApp (14) 98135-6252. Sobre o Projeto É Tempo de Florescer, a Coordenadora do projeto em 2021, Licimara Nicola, ressalta que “o mês de setembro é marcado pelo início da primavera, uma estação cheia de cores e perfumes, onde a natureza demonstra toda a sua capacidade de renovação. Esse mês compõe, ao mesmo tempo, o calendário de campanhas do Ministério da Saúde, cujo enfoque é a prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo. Dessa forma, o colorido da primavera acaba, muitas vezes, sendo encoberto pela escuridão da tristeza. Propomos que o mês de setembro seja ressignificado como um período de possibilidades de refazer a si mesmo e de encontrar alternativas novas de viver, de florescer, de ressignificar o cuidado da saúde mental, através de ações que promovam autocuidado, reflexão e otimismo como motivadores em momentos de crise, visando auxiliar na conscientização de uma forma mais leve e assertiva”.
I Hackathon Inovatech Leite começa dia 16 de setembro no IFRO Campus Ji-Paraná
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, sediará de 16 a 18 de setembro o I Hackathon Inovatech Leite. O evento é organizado pela Rede de incubadoras de Empresas de Rondônia (Redinova/IFRO/Ji-Paraná) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), que firmou o convênio 269 PGR-2020 com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em parceria com o IFRO e a Faculdade São Lucas de Ji-Paraná.
O evento reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação que tem como tema a cadeia produtiva do leite, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica para atender a um fim específico. Na inscrição os participantes não necessitam ter formação específica, porém, pelo menos um integrante da equipe precisa ter conhecimentos básico na área da tecnologia da informação (TI) para conseguirem participar do desafio, porque o resultado final envolve a criação de novos softwares ou hardwares.
Segundo a Coordenadora da Redinova, Tatiana Gigliolla Bernadino dos Santos, o Hackathon Inovatech Leite no Campus Ji-Paraná contribui com o surgimento de novas tecnologias e soluções para a cadeia do leite em Rondônia. “Esse tipo de evento enriquece e fortalece o empreendedorismo inovador no estado de Rondônia, possibilitando trazer soluções tecnológicas para vários problemas da cadeia produtiva do leite, colaborando para uma maior qualidade nos processos desse nicho”, diz.
Na maratona de inovação específica para a cadeia do leite há fomento ao empreendedorismo e à inovação, visando trazer novas ideias, integrar equipes, de modo a contribuir para trazer soluções aos problemas do setor. A equipe vencedora ganha uma viagem a um polo de Inovação, recebe mentorias após o evento e conhece os programas de Inovação do Sebrae Rondônia, de modo a entender como se beneficiar do ecossistema de inovação Agritec para impulsionar a sua ideia e realmente transformá-la em negócio.
(Imprensa/IFRO)