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7 de outubro de 2024 – 08:18

Projeto Cidades Inteligentes em Rolim de Moura divulga edital para contratação de empresa para construção de ilhas digitais

O Projeto Cidades Inteligentes (Procint) no município de Rolim de Moura (RO) será contemplado com a construção de uma subestação (ilhas digitais) para o Centro de Empreendedorismo. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio do Procint, divulgou o edital de número 106/2024, disponível no site https://compras.funarbe.org.br.

 

A seleção pública tem por objeto a escolha da proposta mais vantajosa para construção, via contratação de empresa especializada em engenharia para execução e instalação de Ilhas Digitais no município de Rolim de Moura, como parte das ações de desenvolvimento contidas no Projeto Cidades Inteligentes em Rolim de Moura, executado pelo IFRO, com apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

Rolim de Moura é uma das três cidades de Rondônia (Ariquemes, Rolim de Moura e Cerejeiras) atendidas com o Projeto Cidades Inteligentes, desenvolvido em cinco eixos: Educação, Empreendedorismo e Inovação, Governança, Saúde e Segurança. O edital 106/2024 atenderá demandas específicas do Eixo Empreendedorismo e Inovação.

As Ilhas Digitais são locais de acolhimento das pessoas, com internet livre, proteção contra chuva e sol, bancada para trabalho, tomada para carregamento de celular, painel de informação e outras comodidades e instrumentações.

O Coordenador do Eixo Empreendedorismo e Inovação, Juliano Cristhian explica que o Procint busca fortalecer a cultura empreendedora e o desenvolvimento de ideias inovadoras e as ilhas digitais fazem parte dessa construção.

Atleta do Campus Ariquemes representa Rondônia nos Jogos Universitários Brasileiros

João Ariquemes 1

 

O jovem mesatenista João Vitor de Souza Cruz, de 19 anos, será o representante de Rondônia nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano. Acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, vem se destacando em competições regionais. Agora se prepara para os JUBs, considerados o maior evento esportivo universitário do país, reunindo atletas de diversas modalidades, proporcionando visibilidade e oportunidades para talentos de todo o Brasil.

João Vitor é natural de Ariquemes e começou sua trajetória no tênis de mesa ainda na infância e, ao longo dos anos, colecionou títulos importantes em competições locais e regionais. Um dos títulos foi durante o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no próprio Campus Ariquemes, sendo o de campeão dos Jogos do IFRO (JIFRO 2022), o que o tornou representante de Rondônia nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), em São José do Rio Preto (SP).

O mesatenista equilibra os estudos com a rotina intensa de treinos, mostrando comprometimento e disciplina. “É uma grande honra poder representar Rondônia e minha universidade mais uma vez em uma competição tão prestigiada. Estou focado em dar o meu melhor e trazer bons resultados para o nosso estado”, declarou. Os JUBs têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

Com o apoio da sua equipe técnica e motivado pelo desafio, o jovem atleta promete lutar por uma medalha e levar o nome de Rondônia ao pódio. Os Jogos Universitários Brasileiros acontecerão entre os dias 8 e 19 de outubro. João Vitor compartilha seu esforço e dedicação, equilibrando as atividades acadêmicas com a prática esportiva. Sobre a participação nos jogos nacionais, ele explica que também ser uma motivação para “outros estudantes a se engajarem em esportes e atividades extracurriculares”.

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

As inscrições podem ser realizadas até 1º de outubro por meio do site https://www.even3.com.br/visimvetjaru/. A submissão de trabalhos pôde ser realizada até o dia 19/09, quando foram aceitos resumos de pesquisas científicas, atividades de extensão, atividades de ensino, revisão de literatura, relato de caso, divididos em 4 áreas: pequenos animais; grandes animais; selvagens e pets não convencionais; e saúde única.

O evento terá início às 7 horas do dia 1º de outubro, com o credenciamento dos participantes na ACIJ. Em seguida, a mesa de abertura com a Direção-Geral, Direção de Ensino, Departamento de Extensão, Coordenação de Curso, Centro Acadêmico e representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO) dará início à programação, que no primeiro dia será dedicada a palestras sobre temas diversos da área de medicina veterinária com convidados externos.

O segundo dia de programação será voltado à realização de minicursos simultâneos, das 7h30 às 18h, no IFRO Campus Jaru. São ofertadas vagas para os acadêmicos do IFRO e para a comunidade externa. O último dia de programação será dedicado à apresentação dos trabalhos aprovados e ao, final, a atividades de integração entre os participantes. Será disponibilizado certificado que totalizará 24h para quem participar de todas as atividades do evento.

Segundo o Presidente do Centro Acadêmico, Antônio Cauan, “a parceria do Centro Acadêmico com a Coordenação de Curso está sendo essencial para a realização deste evento, principalmente na escolha dos temas dos minicursos e palestras, ambos de pertinência e notoriedade na rotina veterinária. Convidamos então, profissionais regionais e locais das grandes áreas para apresentarem sua experiência e embasarem nossa formação como futuros médicos veterinários”.

Para a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, Rute Witter, o evento representa “a integração entre ensino, pesquisa e extensão sendo uma forma de debater temas pertinentes à necessidade local com embasamento científico. O SIMVET, que já está na sua sexta edição, possibilita atualização e discussão de conhecimentos médicos veterinários com o objetivo de consolidar a importância da profissão, em especial para a região Norte”.

A Chefe do Departamento de Extensão, Camila Lopes, salienta que “o objetivo da Extensão é desenvolver ações voltados às demandas da comunidade interna e externa, no sentido de contribuir para o desenvolvimento profissional e da sociedade. Dessa forma, fomentar e apoiar evento como o Simpósio da Medicina Veterinária, representa o avanço no desenvolvimento de atividades de extensão atingindo o propósito de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos, inovação e técnicas na área da Medicina Veterinária”.

Prorrogadas as inscrições da seleção de estagiários de Pedagogia do Campus Porto Velho Zona Norte

Edital 36 PROEstão prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo para contratação de estagiários Pedagogia pelo Departamento de Apoio ao Ensino (Dape) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. A seleção é para uma vaga, mais a formação de cadastro reserva, e as pessoas agora têm até 29 de setembro para se candidatar. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio de formulário on-line, disponível no link https://forms.gle/tLEY6Tvxr5yjAjMD9

Podem se inscrever acadêmicos do curso de Pedagogia, desde que atendam aos seguintes requisitos mínimos: estejam cursando, no mínimo, o 4º semestre/período; sejam residentes e domiciliados em Porto Velho (RO) ou em Candeias do Jamari (RO); tenham disponibilidade para realizar o estágio de forma presencial; estejam regularmente matriculados e frequentando o referido curso; possuam conhecimentos básicos de informática e domínio do Pacote Office; noções básicas de Língua Portuguesa e normas ABNT; tenham facilidade no atendimento ao público; e sejam proativos e comunicativos.

O estagiário selecionado deverá cumprir a carga-horária de 20 horas semanais, em horário a ser definido pela instituição, pelo período de seis meses, podendo ser prorrogado para até 24 meses. Para o desempenho de suas funções, o estagiário selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 787,98, mais um auxílio-transporte no valor de R$ 220,00, para a execução de suas atividades presenciais.

Dúvidas e/ou informações poderão ser encaminhadas para o e-mail //sei.ifro.edu.br/sei/[email protected]“>[email protected].

No Edital 36/2024/PVZN estão o cronograma, as etapas de seleção, prazos, os critérios que serão avaliados, atribuições, dentre outros. Leia o Edital 36/2024/PVZN na íntegra acessando este link.

Curso de Engenharia Química do Calama atende à demanda industrial de Rondônia com inovação e sustentabilidade

Dia do Eng. QuímicoImplantado no ano de 2023, o Curso de Bacharelado em Engenharia Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, atende a um desafio estratégico da região na formação de profissionais para satisfazer o potencial na área de recursos naturais que inclui minérios, petróleo, gás e biomassa.

O Coordenador do Curso, Rafael Nascimento, falou a respeito da estrutura do curso no último dia 20 de setembro, dia que homenageia esses profissionais, e os acadêmicos e professores reuniram-se para comemorar e mostrar as potencialidades da área. Rafael Nascimento disse que Rondônia está em crescimento industrial, principalmente em setores como o de alimentos, bebidas, produtos químicos e energia. Essas áreas demandam profissionais capacitados em processos industriais e químico-tecnológicos, o que torna o curso de Engenharia Química essencial para o desenvolvimento regional.

Ele explica ainda que a localização estratégica de Porto Velho, próxima a centros de exploração de recursos naturais e a fronteiras internacionais, favorece a formação de engenheiros químicos que possam atuar em um mercado globalizado. Confira a entrevista com o Professor Rafael:

 

  1. Quais foram os principais desafios enfrentados na implementação da Engenharia Química e como vocês os superaram?

A implementação de um curso novo, como o de Engenharia Química, no IFRO, Campus Porto Velho Calama, enfrentou desafios relacionados principalmente à infraestrutura e corpo docente especializado. A infraestrutura laboratorial foi um grande desafio inicial, pois é essencial para a formação prática dos engenheiros químicos. Isso foi superado gradualmente com investimentos em módulos didáticos e equipamentos modernos, além de parcerias com outras instituições. Outro obstáculo foi a contratação de professores com titulação e experiência específicas para o curso, o que exigiu um planejamento minucioso e realização de concursos públicos. O curso já conta com três Engenheiros Químicos e, recentemente, houve a convocação de mais 1, relativo ao concurso público de 2024.

  1. Como o curso se articula com as demandas do setor industrial local? Existem parcerias com empresas da região para estágios e projetos?

O curso de Engenharia Química do IFRO busca se articular diretamente com as necessidades da indústria local. Essa conexão é feita através da oferta de estágios e visitas técnicas em empresas da região, permitindo aos alunos aplicarem seus conhecimentos em situações reais. O IFRO tem firmado parcerias com empresas dos setores de alimentos, bebidas, biotecnologia e química, o que não só garante a experiência prática dos estudantes, mas também a troca de conhecimento e tecnologia entre o instituto e o setor produtivo. Além disso, há projetos de pesquisa aplicada, que visam solucionar problemas técnicos e inovar processos produtivos, integrando o conhecimento acadêmico com as necessidades das empresas da região.

  1. A matriz curricular do curso foi elaborada pensando em formar profissionais completos. Quais as principais competências que os alunos adquirem ao longo da graduação?

O Curso de Engenharia Química possui uma formação generalista e especificamente a matriz curricular desse curso foi projetada para formar profissionais completos e preparados para enfrentar os desafios da indústria e da pesquisa. Ao longo da graduação, os alunos adquirem diversas competências fundamentais para o desempenho eficaz na área, como: Competências Técnicas e Científicas, Habilidades de Análise e Solução de Problemas, Competências em Gestão e Liderança, Competências Sociais e Éticas, Inovação e Empreendedorismo, Aprendizado Contínuo e Adaptabilidade. Essas competências são desenvolvidas ao longo de uma formação multidisciplinar, com uma combinação de disciplinas básicas de matemática, física, química, biologia, além de disciplinas técnicas, práticas laboratoriais, estágios supervisionados e projetos integradores. Isso garante que os alunos estejam prontos para atuar em diversas indústrias, como petroquímica, farmacêutica, de alimentos, energia e meio ambiente.

  1. O curso oferece alguma ênfase em áreas específicas da Engenharia Química? Por exemplo, processos industriais, biotecnologia ou sustentabilidade?

Como foi dito, o Curso de Engenharia Química é um curso generalista, e isso é uma grande vantagem, pois possibilita aos alunos desenvolverem uma ampla gama de conhecimentos e habilidades que os tornam versáteis e adaptáveis ao mercado de trabalho. Essa formação permite que eles atuem em diversas áreas, desde processos industriais até biotecnologia e sustentabilidade. Além disso, a abordagem generalista capacita os graduados a resolverem problemas complexos, integrar diferentes disciplinas e colaborar eficazmente em equipes multidisciplinares. Entretanto, existem sim alguns pilares (tópicos) do curso que necessitam de mais ênfase, como processos industriais, sustentabilidade, adiciono também otimização, simulação e controle de processos. Ao dar mais ênfase a esses pilares, o curso não apenas enriquece a formação dos alunos, mas também os prepara de maneira mais eficaz para enfrentar os desafios do mercado, contribuir para a inovação e promover o desenvolvimento sustentável na indústria. Essa abordagem garante que os graduados sejam profissionais bem preparados e valorizados, prontos para liderar mudanças significativas em suas respectivas áreas de atuação.

A turma da Engenharia Química

  1. Como o curso aborda a questão da inovação e da pesquisa? Existem projetos de pesquisa em andamento que envolvem os alunos?

No Curso de Engenharia Química, as questões da inovação e da pesquisa costumam ser abordadas através de várias iniciativas, que incluem atividades de iniciação científica, desenvolvimento de projetos e participação em pesquisas aplicadas. Destaco que o IFRO possui um Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação muito atuante e é responsável por articular as atividades de pesquisa com o ensino. O Departamento constantemente promove editais a fim de contemplar projetos e engajar alunos na pesquisa científica. Atualmente, o Curso de Engenharia Química conta com um grupo de pesquisa, o GETAM (Grupo de Pesquisa em Engenharia e Tecnologia Aplicada ao processamento de Produtos Naturais da Amazônia), que já está registrado na instituição e também no CNPq e promove os projetos de pesquisa e vincula os alunos. Além disso, os alunos muitas vezes têm a oportunidade de apresentar seus resultados em congressos e seminários científicos, contribuindo para a troca de conhecimentos e o avanço na área de engenharia química. Recentemente, seis alunos da Engenharia Química apresentaram suas pesquisas no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Isso é um demonstrativo de como o curso se preocupa e incentiva a pesquisa e inovação e como esses aspectos estão enraizados na formação do Engenheiro Químico aqui no Campus Porto Velho Calama.

  1. Qual a sua visão sobre o mercado de trabalho para engenheiros químicos na região e no Brasil? Quais as áreas com maior demanda?

O mercado de trabalho para Engenharia Química é extremamente promissor, principalmente aqui no estado de Rondônia. O curso ofertado aqui no Campus Calama é o primeiro do estado e, portanto, já é possível vislumbrar as possibilidades e as oportunidades que os alunos e futuros alunos encontrarão. Em Rondônia, o mercado de trabalho para engenheiros químicos está alinhado com as atividades econômicas predominantes do estado, que incluem os setores de Agroindústria, Extrativismo Mineral, Tratamento de Resíduos e Saneamento. Na Agroindústria, eles podem otimizar processos de produção de alimentos e biocombustíveis, implementando práticas sustentáveis. No Extrativismo Mineral, a atuação se dá na extração e beneficiamento de minérios, além da recuperação ambiental de áreas degradadas. No Tratamento de Resíduos, os profissionais desenvolvem processos para reciclagem e tratamento de efluentes, contribuindo para a economia circular. Com a crescente demanda por práticas sustentáveis e inovação tecnológica, os engenheiros químicos estarão bem posicionados para liderar mudanças significativas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia. São várias as possibilidades no mercado de trabalho e aqui citamos somente algumas.

  1. Como o curso prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho, como a automação, a digitalização e a sustentabilidade?

O Curso de Engenharia Química do IFRO prepara os alunos, integrando essas temáticas de maneira transversal em sua matriz curricular. Em relação à automação, os estudantes têm contato com disciplinas voltadas para o controle de processos e automação industrial, onde aprendem a utilizar sensores, sistemas de controle e atuadores para otimizar processos químicos industriais. Além disso, o uso de softwares de simulação, como “MATLAB e Aspen”, é amplamente incentivado, permitindo que os alunos desenvolvam competências em modelagem e otimização de processos automatizados. A digitalização também é abordada no curso por meio de tecnologias digitais aplicadas à engenharia. Os alunos são incentivados a usar ferramentas de simulação e softwares de gestão de processos industriais que permitem o monitoramento em tempo real e a análise de dados. Isso inclui o aprendizado sobre Indústria 4.0, em que  a integração de dados, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) estão cada vez mais presentes no ambiente industrial. A sustentabilidade é outro foco central do curso, abordada em disciplinas específicas que tratam de processos industriais sustentáveis, gestão ambiental e tecnologias de tratamento de resíduos. Os alunos são preparados para projetar e operar sistemas que minimizam o impacto ambiental, promovendo o uso eficiente de recursos e a redução de emissões. Há uma ênfase crescente em química verde, biotecnologia e energias renováveis, áreas nas quais os engenheiros químicos desempenham papéis cruciais na transição para um futuro mais sustentável. Assim, o curso oferece uma formação equilibrada que conecta as demandas industriais contemporâneas com a necessidade de soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis, preparando os futuros engenheiros químicos para atuarem em um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado, automatizado e focado em sustentabilidade.

  1. Quais as perspectivas para o Curso de Engenharia Química no IFRO Campus Porto Velho Calama? Há planos para expansão ou novas áreas de atuação?

As perspectivas são as melhores possíveis, considerando a necessidade crescente por profissionais qualificados na área. O curso tem se destacado por sua grade curricular atualizada e a qualidade do ensino, o que atrai estudantes interessados em atuar em setores como petroquímica, farmacêutico, alimentício e ambiental. No momento, não há planos para a expansão do curso, mas futuramente é algo que irá acontecer naturalmente. Talvez uma pós-graduação, mestrado, quem sabe? No presente, nosso foco é estruturar o curso, formar parcerias com indústrias locais, realização de estágios supervisionados e projetos de pesquisa aplicada, que podem abrir novas áreas de atuação. Além disso, a busca por recursos e investimentos em laboratórios e infraestrutura também está entre as prioridades, visando oferecer uma formação ainda mais completa e integrada às necessidades do setor.

  1. Qual a importância da Engenharia Química para o desenvolvimento sustentável da região?

A Engenharia Química é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que possui uma rica biodiversidade e recursos naturais abundantes. A atuação dos engenheiros químicos pode impactar positivamente diversos setores na região. Vou citar uma contribuição. Por exemplo, a Engenharia Química pode contribuir para o tratamento e reaproveitamento de recursos hídricos, uma necessidade crítica na Região Norte, onde o acesso à água tratada é um desafio. Processos químicos eficientes podem ser desenvolvidos para despoluição de rios e lagos, ajudando a preservar os ecossistemas aquáticos e a saúde das comunidades. A implementação de tecnologias verdes e processos industriais menos poluentes também são essenciais. A região enfrenta desafios ambientais devido à exploração de recursos, e os engenheiros químicos podem desenvolver métodos para reduzir a geração de resíduos e a emissão de poluentes, promovendo uma indústria mais sustentável. Por fim, destaco que a pesquisa e a inovação na Engenharia Química podem levar ao desenvolvimento de novos materiais e produtos que respeitem a biodiversidade, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e a valorização de produtos locais. Assim, a Engenharia Química não só impulsiona a economia de Rondônia e da Região Norte, mas também promove a conservação ambiental e o bem-estar das comunidades.

  1. Qual a mensagem gostaria de deixar para os futuros alunos de Engenharia Química?

Aos futuros alunos de Engenharia Química, minha mensagem é de incentivo e otimismo. Vocês estão prestes a ingressar em uma área cheia de desafios, mas também repleta de oportunidades. A Engenharia Química é uma profissão que impacta diretamente a vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Sejam curiosos, comprometidos e resilientes, pois o aprendizado constante e a busca por soluções inovadoras serão seus maiores aliados. Vocês estarão em uma posição privilegiada para transformar ideias em realidade, contribuindo para a indústria, o meio ambiente e a inovação tecnológica. Aproveitem ao máximo cada oportunidade durante o curso, valorizem o conhecimento e o trabalho em equipe, e lembrem-se de que o mercado precisa de engenheiros comprometidos não apenas com resultados, mas com um futuro mais sustentável e eficiente.

Campus Jaru abre chamada pública de candidatas para o Curso FIC em Cacauicultura pelo Programa Mulheres Mil

JARU CACAUICULTURA MULHERES MILO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com inscrições abertas para seleção de candidatas para o curso de Formação Inicial em Cacauicultura na Linha de Fomento da Bolsa Formação – Programa Mulheres Mil – Rede Federal – 2024, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para oferta de cursos de qualificação profissional ofertado na modalidade presencial.

A inscrição para a seleção é gratuita e será realizada até 30/9/2024 de forma presencial no Campus Jaru no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 18 horas.  Para a matrícula, as candidatas obrigatoriamente deverão comparecer ao IFRO Jaru munidas dos documentos listados no edital. O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres, com 16 anos ou mais de idade, a carga horária mínima será de 160 horas. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro de 2024.

Por meio da Chamada Pública nº 2, são ofertadas 16 vagas e os requisitos mínimos para participação são os seguintes: a) prioritariamente, mulheres com 16 anos ou mais de idade, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária; b) possuam disponibilidade de tempo para frequentar as aulas presenciais; e c) escolaridade mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto.

Terá direito ao certificado de conclusão de curso a aluna que concluir com êxito os componentes curriculares previstos para o curso, cujo aproveitamento mínimo é de 60% das pontuações nas atividades propostas e que tiver 75% de frequência no curso. A estudante que for selecionada poderá receber uma Bolsa Aluno no valor de R$ 2,00 por hora/aula frequentada no curso, sendo que o curso tem carga horária total de 160 horas.

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato via e-mail [email protected]. Todos os detalhes desta seleção estão disponíveis no edital, que regulamenta o processo.

Leia a Chamada Pública nº 2 do Edital nº 30/2024 acessando o link aqui.

Campus Colorado do Oeste seleciona profissionais para atuarem em cursos do Programa Mulheres Mil

mulheres mil coloradoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, está com seleção aberta para profissionais atuarem como bolsistas em cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Mulheres Mil. As bolsas chegam a R$ 18,00/hora em função administrativa e R$ 50,00/hora aula na função de professor(a).

Podem participar da seleção profissionais com e sem vínculo com o serviço público, conforme a função. São ofertadas um total de 04 vagas para funções administrativas e um total de 31 vagas na função de professor(a) em diversas disciplinas/módulos. Os requisitos de formação ou experiência profissional, bem como as atribuições de cada vaga estão detalhadas no Edital 33/2024/COL, disponível em: https://bit.ly/ifrocol-2024-33

A inscrição para a seleção é on-line e gratuita, até o dia 06 de outubro de 2024, através do formulário eletrônico: https://forms.gle/jmQXBFGbxgHox9tC8. Para função administrativa é possível se candidatar para apenas uma vaga. Para professor(a), é possível de candidatar para até quatro disciplinas em um ou mais cursos, desde que preenchidos os requisitos. Na inscrição, deve-se anexar no formulário eletrônico os documentos relacionados no edital, incluindo os comprovantes para pontuação.

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato via e-mail [email protected]

Todos os detalhes desta seleção estão disponíveis no edital, que regulamenta o processo. Leia o Edital 33/2024/COL na íntegra acessando este link: https://bit.ly/ifrocol-2024-33

 

Vagas disponíveis

Para as funções administrativas, as vagas são para: Gestor/Apoio Contábil Financeiro (1); Gestor/Apoio administrativo (1); Gestor/Apoio Acadêmico (1); e Gestor/Apoio Logístico (1).

Para a função de professor(a), as vagas são para os cursos de: “Costura em Máquina Reta e Overloque”, com uma turma em Colorado do Oeste e uma turma em Cerejeiras (inscrição separada); “Operadora de Computador”, a ser realizado em Colorado do Oeste; e “Maquiagem”, a ser realizado em Colorado do Oeste.

A pessoa interessada na função de professor(a) pode se inscrever em no máximo 4 componentes curriculares ou disciplinas. Há disciplinas comuns entre os cursos. Nesses casos, a pessoa interessada pode se inscrever para ministrar a mesma disciplina nos diferentes cursos ou apenas naqueles que desejar, devendo indicar suas opções no formulário de inscrição. E ainda é possível se inscrever para ministrar disciplinas diferentes, desde que atenda aos requisitos específicos de cada uma.

As disciplinas comuns entre os cursos, com o total de vagas, são: Direitos da Mulher e Ética profissional (4); Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança Alimentar e Nutricional (4); Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira (4); Recomposição de Conteúdos Básicos: Língua Portuguesa, Oratória, Expressão Corporal e Verbal (4); Mídias Digitais (4); e Noções de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária (4).

As disciplinas específicas de cada curso são as seguintes:

– Para o curso FIC em Operadora de Computador: Introdução a Hardware, Sistema Operacional e Ambiente Virtual; Ferramentas Microsoft Office;

– Para o curso FIC em Maquiagem: Cosmetologia; Tratamento Facial; Técnicas de Maquiagem;

– Para o curso FIC em Costura em Máquina Reta e Overloque (1 vaga para a turma de Colorado do Oeste e 1 vaga para a turma de Cerejeiras): Modelagem Básica, Corte e Costura.

Já a seleção de estudantes para esses cursos ainda será lançada e divulgada posteriormente.

Imprensa/IFRO

 

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