Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 13:37
Search
Search
18 de abril de 2024 – 13:37

Projeto do Sebrae RO é selecionado pelo programa AL-INVEST Verde e receberá 300 mil euros em investimento

Financiado pela União Europeia, o projeto AL-INVEST Verde tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. É uma iniciativa que visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.

Entre os 42 projetos contemplados nesta nova etapa do AL-INVEST Verde, um projeto do Sebrae em Rondônia, voltado à cadeia produtiva do cacau, está entre os selecionados. Nesta semana, o gerente da Unidade do Sebrae RO de Relacionamento com o Cliente, Carlos Eduardo Sakagami, e o analista técnico Nilo Vasconcelos estão na Guatemala, para o início deste trabalho.

“É um fundo que faz investimentos em projetos que contribuem com o desenvolvimento econômico sustentável. Em Rondônia, faz três anos que a gente tenta captar esse recurso e nesse último ano nós conseguimos captar 300 mil euros, com a iniciativa de atuarmos no segmento de cacau, em um projeto estratégico do Sebrae Rondônia. Por isso enviamos à Guatemala esta semana, o gestor do projeto e o gerente da unidade responsável, onde todos os projetos que foram contemplados, as equipes, foram para fazer a apresentação geral. Também é uma excelente oportunidade de interação e para que possam conhecer os outros projetos”, detalhou Alessandro Crispim Macedo, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Os fundos são concedidos através de convites à apresentação de propostas, nos quais as instituições interessadas podem apresentar os seus projetos inovadores. Após um processo de avaliação, os projetos são selecionados para fazer parte do programa AL-INVEST Verde e para aceder ao financiamento.

Vale destacar que para participar do programa AL-INVEST Verde, as organizações devem ser entidades jurídicas sem fins lucrativos, tais como câmaras de comércio, associações comerciais, industriais ou cooperativas, centros de investigação ou outras organizações centradas na inovação, digitalização ou transição para a economia verde. O AL-INVEST Verde é implementado em países como a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

“Aqui na Guatemala, conhecemos como vai ser toda a dinâmica em relação à monitoria, auditoria e boas práticas que estão sugerindo. Então estamos aqui para conhecer em mais detalhes toda a dinâmica do programa AL-INVEST Verde e também expandir a nossa rede de contatos para futuramente conseguirmos apresentar outros projetos, ampliando o leque de cursos internacionais e levando-os para o Sebrae em Rondônia”, completou Nilo Vasconcelos, que também é o gestor do projeto do Sebrae RO selecionado pelo programa.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp