Cacoal/RO, 26 de fevereiro de 2024 – 10:12
Search
Search
26 de fevereiro de 2024 – 10:12

Rei Roberto Carlos completa 80 anos

Semana tem como destaque o aniversário do cantor

Roberto Carlos, 1972
Roberto Carlos, em 1972

A semana entre os dias 18 e 24 de abril traz tanto um rei quanto uma rainha como aniversariantes. Enquanto o dia 21 de abril é voltado para as comemorações dos 95 anos da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, a América Latina comemora, no dia 19, os 80 anos do “rei” da música brasileira: Roberto Carlos. A alcunha conferida ao cantor pode não ser um título de fato, mas seu reinado musical está registrado na história do MPB. 

Roberto Carlos: são tantas emoções

Roberto Carlos cantou na Rádio Nacional antes mesmo de gravar o seu primeiro disco. Sucesso da Jovem Guarda, o homenageado desta semana conta que recorreu bastante à Nacional para divulgar suas canções. 

Em depoimento à emissora, Roberto Carlos conta que foi frequentador assíduo de programas de auditório transmitidos na época, principalmente os comandados por Paulo Gracindo. 

“A Rádio Nacional tem uma importância muito grande, muito linda na minha carreira”, revelou o cantor octogenário nas ondas do rádio. 

Para ouvir o depoimento completo, assista ao vídeo abaixo:

“E vinha lá de Niterói pra ir à Rádio Nacional / Usando aquele antigo e tão surrado meu blusão de couro / Ia cantar a minha esperança num programa de calouros…” 

Letra da música Minha Tia (Roberto Carlos)

Quando foi a vez de a Rádio Nacional fazer 80 anos, especialistas e o próprio rei Roberto Carlos relembram os tempos em que a Jovem Guarda vivia nos corredores da Nacional. Reveja o que ele disse no trecho abaixo, retirado do programa Caminhos da Reportagem:

Majestade do samba

Se tem lugar para rei e rainha, também tem para Ataulfo Alves, um dos principais compositores e cantores do samba brasileiro. Autor de mais de 320 canções – entre elas, Ai Que Saudades da AméliaPois é e Laranja Madura -, o “Capitão Severino”, como era chamado, morreu no dia 20 de abril de 1969. 

Vista panorâmica da discoteca da Rádio Nacional em Brasília (Acervo Arquivo Público do Distrito Federal)
Antiga discoteca da Rádio Nacional de Brasília  – Acervo Arquivo Público do Distrito Federal

(Por Leyberson Pedrosa – Repórter da Agência Brasil* – Brasília)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp