Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 02:57
Search
Search
24 de maio de 2024 – 02:57

Saúde ocular, serviços disponíveis e medidas preventivas é orientado pela Sesau no dia do Oftalmologista

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza consultas e exames na especialidade de oftalmologia no estado

Em alusão ao Dia do Oftalmologista comemorado nesta terça-feira (7)com o objetivo de promover o autocuidado, o diagnóstico precoce e a diminuição do índice de doenças oculares a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta acerca dos serviços disponíveis e sobre medidas preventivas.

Em Rondônia a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza consultas e exames na especialidade de oftalmologia, e caso seja necessário, as cirurgias são feitas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. O serviço abrange atendimento clínico, exames e acompanhamento complementar.

Segundo o titular da Sesau, Jefferson Rocha, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), que deseja atendimento na especialidade de oftalmologia, deve primeiramente se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. “Assim, a regulação entrará em contato via ligação ou WhatsApp. É de suma importância que o cidadão tenha os dados do cartão SUS atualizado”, pontuou.

O oftalmologista Marcelo Barreto enfatiza sobre a importância da prevenção e a rotina do cuidado ocular.  “Isso traz não somente benefícios, como corrigir um erro na visão e torná-la melhor, ou realizar um procedimento cirúrgico corrigindo e amenizando a perda visual causada por uma doença ocular, a exemplo da catarata; podem ter impacto para salvar uma vida, devolvendo a qualidade de vida para o paciente”, afirmou.

CUIDADOS

  • Evite coçar os olhos;
  • Use protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir os olhos;
  • Lave os olhos com bastante água limpa, caso caia qualquer líquido neles;
  • Use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
  • Tome cuidado com maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
  • Utilize óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
  • Procure o oftalmologista periodicamente.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Esio Mendes e Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp