Cacoal/RO, 21 de junho de 2024 – 03:12
Search
Anuncie aqui
Search
21 de junho de 2024 – 03:12

Secom do Governo de RO participa do 5º Fórum de secretários de Comunicação em Brasília

Anuncie aqui
3º Fórum Nacional de Secretarias de Comunicação realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná

Com o objetivo de ampliar o conhecimento para a execução das políticas públicas da comunicação, no estado de Rondônia, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) participa nos dias 4 e 5 de junho, do 5º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, em Brasília.

A abertura do evento será realizada pelo Ministro Interino de Comunicação do Governo Federal, Laércio Portela. Um dos principais temas a serem debatidos no fórum será a Inteligência Artificial (IA), que está desempenhando função cada vez mais importante no marketing político.

Com a oferta de novas maneiras de entender e interagir com os diversos públicos, a IA está moldando o futuro a partir de análise avançada de dados, auxiliando a segmentação de audiência personalizada, criando automações de campanhas cada vez mais direcionadas e identificando tendências a partir da análise do sentimento dos usuários das redes.

O evento terá a participação de representantes de todas as regiões do Brasil. Os convidados vão ter a oportunidade de discutir sobre as mudanças provocadas na área da comunicação pública, a partir da integração do marketing político com as ferramentas de inteligência artificial disponíveis.

O professor Silvio Meira, acompanhado pela especialista em marketing digital, Rosário Pompeia, será o responsável por comandar esse momento de reflexão. Sílvio é um dos maiores especialistas em Inteligência Artificial do Brasil, e também cientista chefe de uma empresa em consultoria estratégica em negócios digitais. Tema que ainda será tratado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), relator do projeto que tramita no Congresso Nacional sobre a IA.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração entre as secretarias de comunicação do país, aprimora o conhecimento para a execução do trabalho institucional, possibilitando a melhoria na divulgação das ações do Governo do Estado à população.

Durante o 5º Fórum Nacional, o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Muniz; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa; o ministro Alberto Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho; e o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Jarbas Soares, vão fazer parte de debates fundamentais à realidade da comunicação pública ética e eficiente, junto aos representantes estaduais.

Segundo a titular da Secom-RO, Rosângela Silva, a troca de informações adquirida nos fóruns enriquece e fortalece o objetivo de regularizar, vencer desafios que são muito parecidos em todos os estados, e avançar no objetivo, que é levar informação de forma clara, respeitosa e objetiva à população.

Outro ponto de destaque será a mesa redonda que vai explorar as tendências e perspectivas para as eleições municipais deste ano. Neste momento, representantes do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e de um instituto de pesquisa privado vão compartilhar suas análises e insights com os participantes, em um diálogo que promete enriquecer a compreensão do cenário político em âmbito municipal, regional e estadual.

SEGUNDO DIA DE EVENTO

O Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Catão vai falar com os representantes estaduais sobre a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais. A conversa sobre a importância do Live Marketing na Comunicação Governamental será conduzida pela presidente da Associação de Marketing Promocional, Heloísa Santana, e os desafios da comunicação pública no Brasil do século XXI serão abordados pela presidente da Associação Brasileira e Comunicação Pública, Cláudia Lemos.

Outro tema central do evento será a TV 3.0, a próxima geração da televisão digital no Brasil, projetada para substituir o atual sistema de TV digital (TV 2.0). O objetivo dessa evolução é oferecer uma melhor qualidade de imagem e som, maior interatividade e um uso mais eficiente do espectro de frequências. O conteúdo será abordado pelo presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Flávio Lara Rezende.

PROGRAMAÇÃO

Os representantes estaduais também terão a chance de falar sobre a comunicação e importância das ações de preservação do meio ambiente em todos os estados, o desafio do combate à desinformação, e detalhar regras de compliance e regulamentação das profissões ligadas à comunicação pública e política. Ao final do evento, os gestores de comunicação dos Estados serão convidados a assinar uma carta-compromisso, unindo forças para melhorar, ainda mais, a comunicação pública em todo o país.

Fonte
Texto: Governo RO/Assessoria-Conselho Nacional das Secretarias de Comunicação
Fotos: Secom Paraná
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp