Rondônia, 21 de julho de 2024 – 09:04
Search
Anuncie aqui
Search
21 de julho de 2024 – 09:04

Semana do MEI movimenta microempreendedores de Rondônia e de todo o Brasil

Anuncie aqui

Nesta semana, o mundo do empreendedorismo está bastante movimentado em Rondônia e em todo o país. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas preparou uma programação especial para a Semana do MEI, que está sendo realizada entre os dias 20 e 24 de maio. Nesta edição, a Semana do microempreendedor individual está sendo realizada em formato híbrido, com ações virtuais e presenciais.

Além disso, a campanha 2024 promete ser ainda mais ampla, ao integrar o movimento “Você é MEI? Chega junto com o Sebrae!”, que acontece ao longo de todo o ano, acompanhando o calendário de vida do MEI. Mas neste período, entre 20 e 24 de maio, toda a atenção está focada com a Semana Exclusiva do MEI.

“Trata-se de reconhecer que o microempreendedor individual é parte da razão de ser do Sebrae e por isso queremos valorizar as transformações que esses empreendedores realizam, criando um ambiente favorável para que elas aconteçam”, destacou o coordenador estadual do MEI, Ernani Gomes de Souza.

Esta é a 15ª edição da Semana do MEI, realizada pelo Sebrae e em Rondônia a programação inclui muitas atividades, networking, palestras, oficinas práticas, cursos, conteúdos, além de muitas dicas de ouro e o compartilhamento de histórias de sucesso de empreendedores que inspiram e ensinam como chegaram ao sucesso!

“A Semana do MEI é um evento de mobilização nacional realizado anualmente pelo Sistema Sebrae, de forma digital e presencial, e aqui em Rondônia estamos focados em entregar uma programação bastante diversificada, enriquecedora, que realmente faça a diferença na jornada destes empreendedores. O objetivo é capacitar e orientar os microempreendedores individuais e os potenciais empreendedores que desejam se formalizar no país”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae em Rondônia, Alessandro Crispim Macedo.

A Semana do MEI 2024 é uma iniciativa que conta com o apoio do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), e de diversas outras instituições públicas e privadas em todo o país. Durante toda a semana de evento, o microempreendedor tem a oportunidade de participar de diversas ações com alguns dos melhores profissionais do Sebrae e do mercado.

 

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

Os encontros online serão realizados diariamente, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com mais de 10 atividades, entre palestras, talkshows e oficinas práticas com grandes nomes que vão discutir e tirar dúvidas sobre temas como ideias de negócios, formalização competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas e muito mais.

Entre os convidados confirmados para o evento estão empresários e influenciadores conhecidos nacionalmente, como Natalia Beauty (@nataliabeauty), Gil do Vigor (@gildovigor), Felipe Titto (@felipetitto), Nath Finanças (@nathfinancas), Lili Almeida (@cheflilialmeida) e Eduardo Duke (@eduardodukeoficial)

A programação digital traz também a participação de empresários MEI’s, que trarão suas dicas e experiências como empreendedores, e oficinas práticas com especialistas do Sebrae.

A Semana do MEI será transmitida ao vivo através das redes sociais do Sebrae (Youtube – https://youtube.com/@sebrae e Instagram – https://www.instagram.com/sebrae), o que vai possibilitar a interação dos participantes durante o evento. Toda a programação pode ser conferida também pela página oficial da Semana do MEI, pelo link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI/semanadomei

SERVIÇOS E CONSULTORIAS

Um dos focos principais da Semana é promover a conscientização e incentivar os microempreendedores individuais a regularizarem suas atividades junto aos órgãos competentes. Esta regularização envolve a formalização do negócio, o cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias, bem como o acesso aos benefícios e direitos proporcionados pela formalização. Nesse sentido, equipes estão totalmente preparadas para atender os MEI’s em Rondônia.

Vale destacar que entre os temas e procedimentos voltados ao MEI e que deverão ser abordados ao longo desta semana (no Atendimento PRESENCIAL – Procure o Sebrae mais próximo), estão:

Introdução às obrigações fiscais, tributárias e legais do MEI.

• Exploração das responsabilidades quanto ao pagamento de impostos e contribuições

• Análise dos benefícios e limitações do MEI

Registro e formalização

• Orientação sobre como abrir uma empresa MEI

• Passo a passo para preenchimento do cadastro no Portal do Empreendedor

• Discussão sobre os documentos necessários para formalização

Emissão de documentos fiscais

• Explicação sobre a emissão de notas fiscais para clientes

• Treinamento prático na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e)

Contabilidade básica para MEI

• Demonstração de como manter registros financeiros simples

• Importância da organização financeira para cumprimento de obrigações fiscais

Declaração anual do MEI e obrigações acessórias

• Orientação sobre como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI)

• Perguntas e respostas para esclarecimento de dúvidas.

 

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp