Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 02:47
Search
Search
24 de maio de 2024 – 02:47

SENAI Rondônia anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos

Estão abertas as inscrições para cursos básicos e técnicos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO). Ao todo, são 1.890 vagas ofertadas às indústrias e à população em sete municípios do Estado – Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Os interessados podem se inscrever preenchendo um cadastro com nome completo, e-mail, telefone, idade e curso escolhido no Portal SENAI. Estão sendo disponibilizados 15 cursos para a Aprendizagem Industrial Básica e 15 para a Aprendizagem Industrial Técnica, nas modalidades presencial e Educação à Distância (EAD). As inscrições para atendimento as indústrias vão de 6 a 27 de maio e para a comunidade, de 31 de maio a 21 de junho de 2024.
Os cursos básicos são exclusivamente para jovens de 14 a 23 anos e escolaridade a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Já os cursos técnicos são direcionados a jovens também de 16 a 23 anos, porém com exigência de escolaridade a partir da 2ª série do Ensino Médio.

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “O SENAI Rondônia respeita piamente a oferta de programa da gratuidade regimental, é como é chamada a gratuidade patrocinada pelo compulsório. E nos últimos seis anos, de uma forma planejadíssima, duas vezes por ano, a instituição divulga editais para que jovens de 14 até 23 anos e 11 meses, que tenham interesse de se qualificar em uma profissão, seja fazendo um programa de qualificação que dura seis meses ou um curso técnico regulamentar com duração de três semestres”, explicou.

“As vagas disponibilizadas constituem oportunidades”, destacou Coelho “O SENAI coloca esses cursos em prática mediante pesquisas do mapa do trabalho, da manifestação dos empresários, de indicadores da economia do próprio Estado para ter assertividade sobre as demandas das indústrias e a formação de profissionais que colocaremos no mercado. Tanto é que nos últimos anos a pesquisa de empregabilidade feita pela CNI tem colocado o nosso SENAI e os nossos ex-alunos em termos de empregabilidade no patamar acima de 90%. Isso demonstra que não estamos apenas abrindo turmas, estamos ofertando qualificação profissional em ligação direta com o que as indústrias almejam e sinalizam”, afirmou.

Ainda conforme o gerente de Educação “a primeira etapa tem um período de mais ou menos 20 dias, dando prioridade às indicações das indústrias, mas todos aqueles que desejarem já podem procurar o SENAI, que está criando listas reservas”, disse. Outro ponto ressaltado pelo gerente, é a importância da leitura dos editais, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.

“O objetivo principal da gratuidade é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra. Se você é de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena ou de um dos demais municípios de Rondônia, não deixe escapar essa chance de crescimento pessoal e profissional e trilhe o caminho do sucesso com a excelência do SENAI Rondônia”, disse.

“Prepare-se para uma jornada de sucesso. Domine conhecimentos teóricos e práticos e esteja um passo à frente no mercado de trabalho. Aproveite essa chance única de transformar sua vida. Mergulhe em conhecimentos muito relevantes que abrirão portas para um futuro brilhante”, finalizou Coelho.

(imprensa/FIERO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp