Rondônia, 21 de julho de 2024 – 19:18
Search
Anuncie aqui
Search
21 de julho de 2024 – 19:18

TJRO promove conscientização sobre autismo

Anuncie aqui
Dia Do Orgulho Autista Post

O crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista nos últimos anos trouxe à luz a importância do debate sobre os direitos dessas pessoas. Definido pela Organização Mundial de Saúde como “uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva”, o autismo afeta a vida de milhões de famílias brasileiras, que lutam pela inclusão. Nesta quinta-feira (18), instituído o Dia do Orgulho Autista, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambientaldo Tribunal de Justiça de Rondônia – Nages reforça a necessidade de dar visibilidade aos direitos de crianças, jovens e adultos que tiveram suas vidas transformadas com o diagnóstico.  

Apesar da ciência ainda não ter descoberto a causa e nem a cura para o autismo, terapias e medicações que melhoram a qualidade de vida dos autistas representam um avanço para famílias que convivem com esse transtorno. Além disso, as recentes mudanças na legislação, que ampliaram direitos, são tidas como conquistas. No entanto, a efetivação desses direitos, que incluem acesso diferenciado aos serviços de saúde e educação, ainda é um desafio. “O tema do autismo precisa do olhar mais amplo da sociedade e das instituições para que ocorra a inclusão”, destaca a coordenadora do Nages, Maiara Ribeiro. 

O aumento das demandas judiciais, que buscam a garantia desses direitos, é um indicador de que o Judiciário também cumpre papel importante nas vidas dos autistas. 

Live 

Para marcar a data, uma live com o tema “A inclusão é um direito de todos”, será realizada pelo juiz da Vara de Execuções Penais do TJRO, Flávio Melo. Além de especialista nos direitos do autista, o magistrado vivencia de perto essa realidade. Pai de uma criança autista, Flávio dedica seu tempo em ações voluntárias que tenham por objetivo a sensibilização da sociedade sobre a temática. “Essa é uma data significativa para que possamos buscar um quadro de maior efetividade dos direitos das pessoas com autismo. É preciso dar visibilidade e dignidade a essas pessoas”, reforça.  

Durante a live, o magistrado vai tratar dos avanços na legislação que ampara os autistas.  

A live vai acontecer no perfil @direitoinclusao, no Instagram, às 19h. 

Assessoria Comunicação institucional

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp