Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 13:09
Search
Search
18 de abril de 2024 – 13:09

TRE-RO lança o projeto “Meu Voto, Meu Poder”

A primeira semana de março no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) foi marcada pelo lançamento oficial do projeto “Meu Voto, Meu Poder – “Cidadania em todos os lugares. Sem excluir ninguém””, que tem como propósitos: inserir e regularizar no cadastro eleitoral o maior número de cidadãs e cidadãos rondonienses; e aumentar a participação efetiva das eleitoras e eleitores nas eleições.

O projeto nasceu a partir de uma ideia do presidente do tribunal, desembargador Daniel Lagos, e foi desenvolvido pela equipe técnica de gestores e servidores da justiça eleitoral em Rondônia.

Por meio das ações propostas no projeto, os objetivos centrais são:

  • Tornar mais acessíveis os serviços eleitorais à população e implementar melhorias que proporcionem à sociedade um atendimento mais célere e eficaz;
  • Aumentar o índice de regularização cadastral do eleitorado;
  • Aumentar o percentual de regularização do domicílio eleitoral daqueles que residem no Estado mas ainda não fizeram a transferência de seus títulos;
  • Facilitar o exercício do voto no dia do pleito;
  • Diminuir o índice de abstenção observado nos últimos pleitos;
  • Aumentar o percentual de novos eleitores de Rondônia;

Inicialmente, estão planejadas atividades para o biênio 2024-2025, mas a ideia é que o projeto se torne permanente, à medida em que os seus objetivos e resultados forem alcançados, demonstrando a efetividade e benefícios.

 

Aprovação pela corte Eleitoral

Ao final da sessão plenária de segunda-feira (4), o projeto foi apresentado pelo presidente à corte Eleitoral e aos servidores da Secretaria do tribunal. Na ocasião, todos os membros validaram a iniciativa e se disponibilizaram para ajudar a executar as estratégias e ações previstas no plano, reforçando a necessidade de se tornar um projeto perene.

 

Engajamento das zonas eleitorais

Já na quarta-feira (6), foi a vez de todas as juízas, juízes e servidores das zonas eleitorais do estado conhecerem a iniciativa, por meio da videoconferência, conduzida pelo Presidente e pela Diretora-Geral do tribunal, Lia Maria. Durante o encontro, além do esclarecimento de dúvidas, foi destacada a necessidade de todos os juízos eleitorais se engajarem na promoção das ações do projeto, a fim de se potencializar o alcance dos resultados pretendidos.

 

Apoio da imprensa

Durante a coletiva realizada na tarde de quinta-feira (7), no Plenário do Tribunal, os principais veículos de imprensa do estado se fizeram presentes para conhecer a iniciativa e foram conclamados a cooperar na divulgação das atividades do projeto. O presidente e a Diretora-Geral reforçaram que o apoio de todos os meios de comunicação (rádio, televisão e Internet) será essencial para atingir o público-alvo, com a maior capilaridade possível.

 

Etapas de divulgação

Considerando a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre no próximo dia 8 de maio, este ano as ações de divulgação do projeto dividem-se em duas etapas:

1ª) até 8 de maio – foco no alistamento de novos eleitores, regularização e transferência do título eleitoral dos residentes em Rondônia, mas vinculados eleitoralmente a outros estados; aprimorar o acesso aos serviços eleitorais à população (ações itinerantes, atendimentos remotos, parcerias).

2ª) a partir de 9 de maio – foco na facilitação do exercício do voto no dia das eleições e diminuição do índice de abstenção observado nos últimos pleitos.

(Assessoria de Comunicação do TRE-RO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp