Search
13 de dezembro de 2024 – 23:41

4,8 mil testes rápidos para novo coronavírus chegam em Rondônia

001
Conforme o Estado, outros 9 mil testes estão previstos para chegar na próxima semana

O primeiro lote com 4,8 mil testes rápidos para o coronavírus Sars-CoV-2 chegou na noite desta quinta-feira (2). O anúncio da chegada foi feito pelo governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, e o secretário de estado de Saúde, Fernando Máximo, durante coletiva de imprensa. No total, são 240 kits iniciais.

Conforme o Estado, outros 9 mil testes estão previstos para chegar na próxima semana, e o governo estima que mais testes cheguem ao longo das outras semanas.

Os testes fazem parte dos 500 mil kits que chegaram no Brasil no dia 30 de março. O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos.

Ainda de acordo com Marcos Rocha e Fernando Máximo, a demora na chegada foi por conta da logística de transporte. Os primeiros testes serão feitos nas pessoas que estão na linha de frente contra o vírus, como os profissionais de saúde, militares e bombeiros.

Novo boletim

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou mais um caso do novo coronavírus, elevando o total para 10 no estado. A informação consta no boletim divulgado pela Sesau na tarde desta quinta-feira. O estado continua com uma morte registrada por Covid-19.

Segundo a Sesau, a paciente é uma idosa de 70 anos, moradora de Porto Velho, e está internada em um hospital particular. O estado clínico é estável. Esse é o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 que está internado em Rondônia.

O exame da senhora foi feito em um dos laboratórios particulares autorizados pelo Ministério da Saúde, o Hermes Pardini. Com isso, não há necessidade de contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen). A Sesau informou ainda que os familiares da idosa estão sob monitoramento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVS).

O boletim ainda cita que há 162 casos aguardando resultado e 493 casos descartados.

Fonte: G1 RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp