Por Lúcio Albuquerque – [email protected]
(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)
BOM DIA 23 DE JUNHO!
RONDÔNIA
1872 – Equipes de engenheiros e trabalhadores desembarcam em Santo Antonio, onde seria o ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, na primeira tentativa de construção da ferrovia.
COMEMORA-SE
Dia do Lavrador. Dia Internacional das Viúvas. Dia Mundial do Desporto Olímpico. Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Dia do Atleta Olímpico. Dia das Nações Unidas para o Serviço Público. Dia Nacional do Agente Marítimo.
Católicos lembram São Zacarias e Santa Izabel (pais da Virgem Maria), e São José Cafasso.
FATOS
1794 – A Rainha Catarina, a Grande da Rússia autoriza que judeus morem em Kiev.
1894 – Criação do Comitê Olímpico Internacional, pelo Barão de Coubertain.
1907 – Nasce a atriz e comediante brasileira Dercy Gonçalves.
1940 – Nasce o cantor e compositor Sérgio Reis.
1961 – Guerra Fria: entra em vigor o Tratado da Antártida, continente reservado às pesquisas científicas e proíbe atividade militar.
1989 – Estreava (EUA) a superprodução Batman.
1995 – É lançado o álbum Mamonas Assassinas, o único da banda.
1995 – Morre Jonas Salk (EUA), precursor da 1ª vacina anti-pólio, a Vacina salk.
1996 – O videogame Nintendo 64 é lançado no Japão, 32,93 milhões de unidades no mundo.
2016 – A Inglaterra aprova em um referendo a sua saída da União Europeia, 52% a 48%.
FOTO DO DIA
A construção da Ferrovia Madeira-Mamoré pode ser dividida em três etapas: 1872, 1878 e 1907, quando enfim ela entrou em operação. Segundo o professor José Felinto, em artigo publicado em 2019 no site rondoniagora.com.br, “Em 1972, de posse de uma concessão para construir a estrada, o coronel norte-americano Earl Church buscou empréstimos para a obra que começaria em Santo Antonio do Rio Madeira (aquarela da epoca) e contrata a empresa londrina Public Works Construction Company para tocar o projeto, mas os engenheiros da Public Works não logram êxito e emitem relatório atestando que é impossível construir uma estrada de ferro em terreno tão hostil”. Sem ter feito pouco mais que nada, Church contrata outra empresa, em 1873, que abandona o serviço e mais uma, em seguida, tem o mesmo caminho. O ambiente hostil de doenças e a selva pesada fizeram muitas vítimas, mas a estrada só seria aberta mais de 20 anos depois.