Rondônia, 17 de julho de 2024 – 06:27
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 06:27

Acir Gurgacz: CRA realizará ciclo de debates em Rondônia para avaliar avanços da agropecuária

Anuncie aqui
Pedro França/Agência Senado

Por Iara Farias Borges / Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai realizar um ciclo de audiências públicas em Ji-Paraná (RO) para avaliar os avanços da agropecuária brasileira e os desafios legislativos para o aumento da produtividade e garantia da produção de alimentos no país. A iniciativa (REQ 18/2022 – CRA) é do presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO). A data e os convidados serão definidos pela comissão.

Transcrição

A COMISSÃO DE AGRICUTURA VAI REALIZAR UM CICLO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM RONDÔNIA PARA AVALIAR OS AVANÇOS DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA.

AS DATAS E OS CONVIDADOS PARA O DEBATE AINDA SERÃO DEFINIDOS PELA COMISSÃO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.

Por iniciativa do presidente da Comissão de Agricultura, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, o colegiado vai realizar um ciclo de audiências públicas para avaliar os avanços da agropecuária de Rondônia e do Brasil. O debate também vai abordar os principais desafios legislativos para o aumento da produtividade agropecuária e garantia da produção de alimentos no Brasil. Ao destacar que o agronegócio representa 23% do PIB, Produto Interno Brasileiro, 48% das exportações brasileiras e gera 20% dos empregos no país, o senador Acir Gurgacz disse que o Brasil oferece grande contribuição para a segurança alimentar no mundo. Apesar disso, segundo Acir, o incremento da agropecuária depende de ações do governo.

“Costumamos dizer que o agro vai bem da porteira adentro e que o Governo precisa cuidar da porteira para fora, oferecendo crédito subsidiado, modernizando as políticas públicas, melhorando a infraestrutura para o escoamento da nossa produção, colaborando com a sustentabilidade da produção rural, dando suporte para o aumento da produção, assegurando o preço mínimo, garantindo a segurança alimentar, contribuindo para a ampliação das exportações, entre tantas outras questões que são atribuições do poder público. É por isso que temos que discutir a política agrícola deste e dos próximos governos. Nesse sentido, chamo a atenção do Congresso Nacional e do povo brasileiro para que façamos uma avaliação da evolução da agricultura brasileira nos últimos 20 anos.”

O ciclo de debates será realizado em Ji- Paraná, Rondônia. O local, a data e o nome dos convidados ainda serão confirmados pela Comissão de Agricultura. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp