Rondônia, 23 de julho de 2024 – 19:27
Search
Anuncie aqui
Search
23 de julho de 2024 – 19:27

Candidatos ao Governo participam de último debate nesta quinta (27) em Rondônia

Anuncie aqui

 

A Rede Amazônica promove nesta quinta-feira (27) o último debate do segundo turno entre os candidatos ao governo de Rondônia . O programa começa logo depois da novela “Travessia”, a partir das 21h.

Assim como no primeiro turno, o debate será mediado pelo jornalista Júlio Mosquéra, da Globo, e terá transmissão ao vivo pelo g1, na Rede Amazônica e Globoplay.

Regras

Neste debate, os candidatos terão que administrar o próprio tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado e dividido da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para o outro.

No primeiro bloco, por exemplo, cada um dos candidatos receberá o tempo de 15 minutos. Se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

 

Blocos

O debate terá quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.

 

Confira a seguir a divisão dos blocos:

Primeiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas;

Segundo bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da Rede Amazônica. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas;

Terceiro bloco: mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas;

Quarto bloco: mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.

A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.

 

Direito de resposta

Se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar a mão em silêncio. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta.

Assim que perceber que foi notado pelo mediador, deve abaixar a mão e aguardar. A produção irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda as ofensas. O ofendido deve se manter dentro do tema e não poderá proferir ofensas contra o outro candidato.

 

2º turno

O segundo turno das eleições de 2022 acontece no domingo (30). Os eleitores rondonienses devem votar para governador, na disputa entre Marcos Rocha (União) e Marcos Rogério (PL), e para presidente da República, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp