Cacoal/RO, 6 de maio de 2024 – 22:44
Search
Search
6 de maio de 2024 – 22:44

Coluna Boca Maldita: CASSOL OU MARCOS ROCHA

boca maldita

ELEIÇÕES 2022

O clima das eleições deste ano ainda não esquentou para valer e tudo indica que as coisas começarão a ficar mais agitadas após passar o período de carnaval, quando já acabou o clima de festas, os políticos com mandato voltaram às atividades e os contatos se tornam mais intensos. Mesmo assim, vários pretendentes andam circulando diversos municípios e trabalhando duro nos bastidores para encontrar as alianças que julgam ser ideais. Expedito Júnior, ex-senador da Zona da Mata, tem percorrido o estado, em busca de aliados e tentando fortalecer seu grupo político. Poucos dias atrás, ele declarou que, até este momento, o candidato ao governo do seu grupo é o senador bolsonarista Marcos Rogério. Entretanto, Expedito deixou claro que sua fala que, caso o senador busque outros caminhos, o que não é impossível em politica, o grupo dos tucanos vai discutir outras possibilidades. O próprio Marcos Rogério não sabe qual será seu destino após as convenções, porque também circulam informações de que ele estaria se preparando para assumir um ministério no governo Bolsonaro.

CASSOL OU MARCOS ROCHA

Por sua vez, o presidente da Republica, Jair Bolsonaro, afirmou recentemente que Marcos Rogério não será seu candidato a governador em Rondônia. Além de Marcos Rocha, atual governador do estado, e o ex-senador Ivo Cassol têm buscado se aproximar do presidente e certamente tentarão de tudo para ter Bolsonaro no palanque. No caso de Ivo Cassol, ele ainda precisa resolver questões jurídicas de ações que tramitam no STF, mas seus aliados mais próximos afirmam que ele está pronto para entrar na disputa. Uma coisa ninguém nega em todos os municípios: a entrada de Cassol na disputa pode colocar um balde de água geladíssima nos ânimos de vários pretendentes do Palácio Rio Madeira, porque a popularidade de Ivo Cassol é incontestável em todos os municípios. Com relação ao apoio do presidente da república para um desses dois nomes, dificilmente Bolsonaro vai tomar posição no primeiro turno, porque tanto os eleitores de Cassol como de Marcos Rocha são bolsonaristas de carteirinha. O presidente certamente não pretende rachar sua base no estado assumindo candidatos no primeiro turno.

MATEMÁTICA ELEITORAL

Já que abordamos essa temática da eleição deste ano, é interessante lembrar que já existem centenas de pré-candidatos e deputados estaduais e federais em todos os municípios de Rondônia. Caso a situação continue como está, em Cacoal possivelmente teremos uns 20 a 30 candidatos, em função das novas regras eleitorais. Algumas dessas pessoas já andam pelos bares e frutarias da cidade fazendo contas e falam em números que ninguém sabem de onde saíram. Esta semana, um desses eventuais candidatos comentou nas redes sociais que o número mínimo de votos para eleger um deputado estadual será de 7 mil votos. Ninguém sabe de onde ele tirou esses números que ele chamou de “quociente eleitoral”. Na verdade, quociente eleitoral é o número de votos que um partido necessita para obter uma cadeira. Esse famoso quociente somente é possível, quando os votos são apurados, visto que o quociente se estabelece a partir dos votos válidos. Então, caso o eleitor queira engolir as matemáticas eleitorais de botecos pode ficar à vontade, mas tudo não passa de mera especulação.

CONEXÃO DIRETA

O Sistema Autônomo de Águas e Esgotos de Cacoal (SAAE) criou recentemente um serviço de comunicação direta com os usuários. Uma espécie de DISK SAAE. A partir de agora, os clientes poderão entrar em contato para procurar informações e esclarecer dúvidas, além de cobrar medidas de recuperação da rede do SAAE. Trata-se de uma medida administrativa muito importante, porque a comunidade poderá utilizar este canal de comunicação para avisar sobre vazamentos de tubos e bueiros, caso aconteça em algum bairro, o que vai facilitar o serviço da autarquia e economizar água potável. Diversos usuários já testaram a novidade e afirmam que funciona. Não é como aquelas empresas que colocam sistema de atendimento por telefone para fugir dos clientes. Dizem os usuários com quem falamos que os servidores do SAAE atendem prontamente às chamadas. Na realidade, os servidores do SAAE em Cacoal são conhecidos justamente pela eficiência e por atender com muito carinho a população. Com certeza, o Disk Água será um serviço de sucesso!!

PONTES EM CACOAL

Esta semana, a deputada federal Jaqueline Cassol organizou em Cacoal uma reunião para anunciar que nos próximos dias terá inicio a construção das pontes do Rio Pirarara nas proximidades do encontro com o Rio Machado. Atualmente a população sofre muito todas as vezes que cai uma chuva mais forte, visto que as galerias existentes nos locais não possibilita a passagem de grande volume de água. Esta é uma reivindicação antiga da comunidade, principalmente dos moradores do bairro Floresta cujas casas são invadidas pelas águas da chuva. Por vários anos, o ex-deputado Luís Cláudio trabalhou para viabilizar a construção das pontes e agora recebeu o auxilio de Jaqueline Cassol que assumiu a responsabilidade de buscar os recursos necessários. Luís Cláudio já havia destinado alguns recursos e trabalhou para a elaboração do projeto de execução da obra, tendo garantido grande avanço no esperado projeto. Ainda não há dia certo para o início da obra, mas a empresa já está contratada e a ordem de serviço foi dada. Esperamos que tudo corra bem, para que esta importante obra seja concluída o mais rapidamente possível.

LUTA CONTRA A DENGUE

O surto de dengue que acontece no estado de Rondônia também chegou a Cacoal. Por esta razão, é necessário que a população adote todas as medidas de limpeza necessárias para evitar o acúmulo de água em todos os lugares, inclusive tampas de garrafas e outros recipientes menores. O mosquito da dengue de aloja e bota ovos em pequenos espaços, desde que haja água limpa acumulada. Por essa razão é importante evitar a proliferação da doença. O município pode fazer os trabalhos de fumacê, como havia em administrações anteriores, mas é necessário que a população colabore. Nesta dura crise de pandemia que vivemos, não dá para facilitar e permitir o reaparecimento de doenças que já estavam praticamente erradicadas, como a dengue. Se a população não colaborar, vai ser muito complicado enfrentar as novas variantes da Covid-19, a forte gripe que atinge milhares de pessoas no estado e ainda a dengue. Não podemos deixar água acumulada no quintal. Latas, garrafas, tampas de garrafas e outros objetos devem ser evitados. Não custa nada juntar o lixo e colocar na frente de casa para que a empresa coletora dê o destino correto.

LIMPEZA DA CIDADE

Falando em problemas de dengue, a Prefeitura de Cacoal inicia uma campanha de limpeza dos bairros da cidade. Nesse contexto, o trabalho da população pode ser fundamental. Basta juntar o lixo e colocar para fora do quintal, que a prefeitura terá uma equipe da Secretaria de Obras fazendo o trabalho de coleta. Nas redes, sociais, o vereador Edimar Kapiche se apressou em gravar vários vídeos dizendo que a campanha acontece porque ele pediu. Entretanto, o pedido dele foi feito há vários meses. Se a Prefeitura de Cacoal for esperar os vereadores pedirem para limpar a cidade, realmente a situação fica bem delicada. Por outro lado, se um vereador fizer um pedido, e a Secretaria de Obras demorar nove meses para atender, a cidade vai ser engolida pelo lixo. Verificar onde precisa fazer limpeza pública é dever da administração municipal e não existe nenhuma necessidade de esperar um pedido dos vereadores. Será que não há servidores na Secretaria de Obras? Será que o secretário não anda nos bairros? No vídeo divulgado nas redes sociais, o vereador Kapiche diz que seu pedido é antigo. Isso significa que ele tenta mostrar que falta eficiência e qualidade na administração de Adailton Fúria.

NOVA DIREÇÃO

A partir de agora, a Escola Estadual Cora Coralina, uma das principais unidades educacionais de Cacoal, estará sob nova direção. A professora Fabrícia Miller ficará afastada por um tempo, para tratar de assuntos familiares e a escola passa a ser administrada pela professora Tainah Musa. Ambas são pessoas novas e possuem muita capacidade técnica. A professora Tainah Musa, nova diretora da instituição, é muito conhecida pelo fato de trabalhar na escola há vários anos. Ela tem excelente relação de amizade com todos os colegas de trabalho e certamente receberá todo o apoio necessário para conduzir a escola com a qualidade que a sociedade espera. Em contato com nossa coluna, diversos profissionais da escola afirmaram que darão total apoio à nova direção, objetivando que os resultados esperados sejam os melhores possíveis. Nossa coluna deseja excelente trabalho à professora Tainah Musa e informa que as portas da TP estarão abertas para eventuais parcerias.

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

As vacinas para serem aplicadas nas crianças já chegaram a Cacoal. Em contato com nossa coluna, a Secretária Municipal de Saúde, Janayna Gomes, informou que todas as medidas para iniciar a vacinação estão sendo tomadas. Inclusive a equipe de profissionais que vai atuar na vacinação está sendo treinada para as atividades. Esta medida é muito importante, porque aplicar vacinas em crianças exige determinado treinamento para que tudo seja realizado com sucesso. Conforme já sabemos, os servidores públicos que trabalham na vacinação em Cacoal são todos de excelente qualidade e certamente estão muito atenciosos durante os treinamentos para atender a população da melhor maneira possível. Além do treinamento com a equipe, outras medidas administrativas estão sendo finalizadas pela Secretaria de Saúde e tudo indica que na próxima semana os trabalhos terão início. Assim que começarem os trabalhos, convidamos todas as mães e pais para vacinarem seus filhos contra a Covid-19. As primeiras crianças a receberem o imunizante serão as crianças com alguma comorbidade.

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp