Rondônia, 17 de julho de 2024 – 05:40
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 05:40

Família de pássaro Curicaca faz ninho em torre de energia de 32 metros de altura

Anuncie aqui

Equipe especializada da Energisa monitora o local para garantir segurança dos pássaros

A Energisa está monitorando um ninho de Curicaca que está no alto de uma torre de energia de 32 metros em Pimenta Bueno, município a 530 quilômetros da capital de Rondônia. A Curicaca, da espécie Theristicus caudatus caudatus, é uma ave que pode medir até 43 cm de altura, que gosta de voar em grandes alturas e possui hábito diurno e tem seu período de reprodução entre julho e novembro.

O biólogo e supervisor de Meio Ambiente da concessionária, José Carratte, explica que o ninho foi localizado durante as inspeções de rotina de manutenção das torres de energia. “Vimos que já havia dois filhotinhos em pleno desenvolvimento. A mãe escolheu exatamente um ponto da torre onde não há risco de choque elétrico, mas vamos monitorar até que os filhotes deixem o ninho”, declarou.

Carratte conta que a empresa possui um setor especializado que acompanha o desenvolvimento das obras sempre respeitando as normas ambientais. “É um trabalho amplo, que vai desde a fase do projeto e licenciamento, até o dia a dia da operação com o monitoramento e manejo correto dos animais que estão próximo às redes de energia”, afirma. O supervisor ainda alerta a população que é importante informar a concessionária caso identifiquem algum animal na rede elétrica para que a equipe da Energisa faça o resgate de forma segura.

O contato pode ser feito 24 horas por dia pelos canais digitais da empresa no aplicativo Energisa On, atendente virtual pelo whatsapp Gisa www.gisa.energisa.com.br

Assessoria

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp