Rondônia, 18 de julho de 2024 – 03:31
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 03:31

Hoje é Dia de Rondon

Anuncie aqui
Img 20200505 Wa0192

Hoje, 05 de maio, de comemora o dia nacional das comunicações que também marca os 155 anos do nascimento de Marechal Cândido Mariano da Silva, mais conhecido como Marechal Rondon.

Engenheiro, militar e sertanista brasileiro, famoso por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras, Rondon tem sua história traçada por esta terra de destemidos pioneiros. E é neste contexto que Mariano Cândido da Silva Rondon entra para a história do nosso Estado.

O Marechal Rondon foi inspetor geral de fronteiras, patrono das comunicações no Brasil e patrono do Estado de Rondônia.
Assim, no ano de 1907, Rondon foi nomeado chefe da comissão que deveria construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, a primeira a alcançar a Região Amazônica, e que foi denominada Comissão Rondon.

Neste mesmo período transcorria a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, que concomitante ao primeiro ciclo da borracha e a empreitada de Rondon colaborariam para o afluxo de pessoas para onde hoje é Rondônia.

Em 1956 o Território Federal do Guaporé homenageia Rondon e passa a se chamar Território Federal de Rondônia. Em 1958, Rondon falece no Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro.

(SecomRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp