Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 00:54
Search
Search
13 de junho de 2024 – 00:54

Justiça de Rondônia lança portal de atendimento às vítimas de crimes

O espaço físico existe desde 31 de agosto. Agora o Ceav, Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do Tribunal de Justiça tem também um espaço virtual para acolher os usuários com informações sobre o serviço e o principal, as vias para acessá-lo.

A foto é um print da página do Ceav com todos os serviços descritos na matéria.A página está hospedada no site do TJRO, em botão específico no canto inferior direito do sítio eletrônico. Ao clicar no botão o usuário já tem como primeira opção o agendamento, que pode ser feito por formulário ou mesmo pelo WhatsApp.

A página é dividida em cinco eixos: sobre o Ceav, que apresenta o Centro e a equipe de trabalho; principais serviços ofertados no Ceav, como as atribuições, orientações sobre direitos e garantias, encaminhamento para a rede de serviços público e informações processuais às vítimas; vítimas e seus direitos, que esclarece sobre os tipos de vítimas e as prerrogativas de cada uma delas; legislação, que apresenta todas as resoluções relativas ao atendimento especializado; e o fale com o Ceav, que lista todas as formas de contato com o centro.

A página também abriga notícias sobre o Ceav, vídeos institucionais, localização (Fórum Geral de Porto Velho), horário de funcionamento (7h às 14h, de segunda à sexta-feira) e links das redes sociais do TJRO.

Com layout colorido e acolhedor, disponibiliza as informações de forma atraente e facilitada, com preocupação com a acessibilidade já que os botões são grandes para facilitar a navegação de quem tem baixa mobilidade. Também é utilizado ilustrações e fontes grandes, o que propicia uma visualização ágil dos conteúdos.

Para a juíza da 1° Vara Criminal de Porto Velho, Roberta Cristina Garcia Macedo, o novo espaço será uma referência no atendimento às vítimas de todos os tipos de crimes. “O portal é uma ferramenta importante para garantir o acesso das vítimas com o suporte necessário que elas necessitam”, destacou.

Ceav

Instituído em 2022 pela Resolução 245/2022-TJRO, em cumprimento a Resolução N. 386/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ceav do TJRO, tem como objetivo priorizar o atendimento humanizado às vítimas de crimes e atos infracionais, proporcionando o direito à informação, atendimento especializado, encaminhamentos, orientações, escuta, entre outras questões. Também acolhe e orienta as vítimas diretas e indiretas, com demanda judicializada, de forma que essas pessoas sejam tratadas com igualdade, dignidade e respeito. O Ceav atua por uma justiça que seja inclusiva, em conformidade com os valores e princípios do Poder Judiciário de Rondônia.

(Assessoria de comunicação Institucional/TJRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp