Cacoal/RO, 17 de junho de 2024 – 02:55
Search
Search
17 de junho de 2024 – 02:55

Mais de 15 mil kits enxovais para bebês foram entregues a gestantes de Rondônia pelo programa Mamãe Cheguei

Em cinco anos de criação, programa Mamãe Cheguei já contemplou mais de 15 mil grávidas, com o kit enxoval para o bebê

Com mais de 15 mil kits enxovais para recém-nascidos, distribuídos para gestantes nos 52 municípios rondonienses, o programa Mamãe Cheguei completa nesta quarta-feira (29), cinco anos de execução pelo governo do Estado. Idealizado pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o programa tem por objetivo garantir seguridade social às gestantes, com a conscientização sobre a importância do pré-natal e o fortalecimento de vínculos para o início de vida saudável ao bebê em situação de vulnerabilidade social.

O kit enxoval é composto por itens essenciais para o recém-nascido, como, travesseiro, jogo de lençol para berço, banheira, fraldas de pano, conjunto pagãozinho, macacão longo, macacão curto, conjunto de camisetas sem manga com mijão, par de meia, cueiro, toalha com capuz, bolsa, camisetas sem manga, sabonete em barra para o bebê, sapatinhos, fita adesiva, fralda descartável e fralda reutilizável. Com base no programa, também se necessário é oferecido acompanhamento psicossocial através das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Mamãe Cheguei é um dos principais compromissos do governo estadual com a primeira infância, com o objetivo de garantir o pleno desenvolvimento das crianças para a formação de jovens e adultos saudáveis e produtivos. “Trata-se de um investimento nas famílias em situação de vulnerabilidade e também no futuro do Estado de Rondônia”, pontuou.

Segundo a titular da Seas, Luana Rocha o programa Mamãe Cheguei, é um dos pilares o governo, pois trabalha a base do ser humano, a partir da gestação. “A mulher grávida atendida pelo programa recebe orientações da equipe médica responsável pelo pré-natal, e também das equipes de referência dos CRAS, para o bom desenvolvimento do bebê e para que ele nasça e cresça de forma saudável”, ressaltou.

Para celebrar a data, considerando a importância do programa para milhares de famílias em situação vulnerável, a Seas promoveu um espaço de confraternização e diálogo sobre o impacto do programa na Maternidade e na Primeira Infância. O ato aconteceu no hall da secretaria, localizada no 6º andar do Edifício Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. Contou com a presença da secretária, Luana Rocha e servidores usando a camiseta alusiva ao programa. Em seguida foi feita uma foto comemorativa na escadaria de acesso ao Pacaás.


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp