Cacoal/RO, 1 de março de 2024 – 13:09
Search
Search
1 de março de 2024 – 13:09

MPRO prestigia posse do novo Presidente do Tribunal de Contas e do Procurador-Geral de Contas do Estado

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, participou na manhã desta quinta-feira (7/12) da cerimônia de posse do novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro Wilber Coimbra, e do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), o Procurador de Contas Miguidônio Inácio Loiola Neto, realizada no auditório da instituição.

Durante a solenidade, sob a coordenação do Conselheiro Paulo Curi, que entregou o cargo de Presidente do TCE, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, iniciou sua fala rememorando a idade média, com o surgimento do controle das contas públicas, que no Brasil se deu com a constituição monárquica de 1824, que determinou a criação de um tribunal denominado Tesouro Nacional, que viria a ser o Tribunal de Contas, com sua implantação em 1890, com o propósito de garantir uma boa administração pública e inibir a dilapidação do patrimônio público.

Ao se referir ao Conselheiro Paulo Curi, o PGJ destacou que durante sua gestão o Conselheiro sempre ombreou com o MPRO, sendo um parceiro ímpar na contribuição institucional com sintonia e liderança com pensamento no bem da sociedade. “Um gigante, o Conselheiro Paulo Curi, que junto aos demais integrantes do TCE promoveu proposituras e ações significativas na saúde, na pandemia, na educação, combate à corrupção, além de eventos de promoção da sustentabilidade na proteção das unidades de conservação”, enfatizou o PGJ.

Ao citar o novo Presidente do TCE, Ivanildo de Oliveira traçou um perfil de sua trajetória profissional até sua posse como Conselheiro, momento em que teve o apoio do MPRO. Falou do dia especial e importante na vida de Wilber Coimbra e enalteceu sua brilhante carreira na instituição, coroada com o mais alto cargo. “Vossa Excelência é um grande Conselheiro e será um grande Presidente”, enfatizou o Procurador-Geral, que também evidenciou o novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Procurador de Contas Miguidônio Inácio Loiola Neto, com mister em defender a ordem jurídica, com medidas de interesse da justiça da administração e do erário. Ressaltou ainda o reconhecimento ao MPC, por seu comprometimento com a transparência, a ética e a integridade, contribuindo para a promoção da governança e conduta ética no setor público.

Wilber Coimbra iniciou seu discurso agradecendo à sua família e às autoridades presentes, e destacou a trajetória do TCE, seus pioneiros e inspiradores, que contribuíram significativamente para tornar a Corte de Contas uma instituição respeitada em todo o estado e no país.

O Presidente destacou ainda a contribuição dos amigos que contribuíram para a construção de sua carreira, desde que iniciou como policial militar. Elogiou o trabalho de seu antecessor e reforçou que manterá a mesma linha de atuação, com transparência, dignidade e ética.

Pelo MP, também prestigiaram o evento o Corregedor-Geral, Procurador de Justiça Cláudio José de Barros Silveira; os Procuradores de Justiça Carlos Grott, Marcelo Lima de Oliveira e Marcos Tessila de Melo e os Promotores de Justiça Anderson Batista; Alexandre Jésus de Queiroz Santiago; Dandy de Jesus Leite Borges; Edna Capeli e Valéria Giumeli Canestrini.

(Gerência de Comunicação Integrada/GCI – MPRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp