Rondônia, 16 de julho de 2024 – 12:32
Search
Anuncie aqui
Search
16 de julho de 2024 – 12:32

O DIA 1 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69 99910 8325

 

BOM DIA sábado, 1 de OUTUBRO

HOJE É
Dia Nacional do Idoso. Dia Internacional da Música. Dia Mundial da Urticária. Dia Internacional da 3ª Idade. Dia Nacional do Vereador. Dia do Vendedor. Dia Mundial do Vegetarianismo.
Católicos celebram Santa Teresa de Lisieux ou Santa Terezinha do Menino Jesus, São Bavão, São Nicécio de Tréveris, São Remígio de Reims,

RONDÔNIA
1941 – Assinado o Tratado de Washington entre Brasil e Estados Unidos, pelo qual retorna a exploração da borracha nativa na Amazônia e gera o Banco da Borracha (atual Basa).

2017 – Tendo como manchete principal “Rondônia perde seu maior historiador – O Alto Madeira deixa de circular”, chega às bancas e aos assinantes a última edição do jornal que em abril completou 100 anos.

BRASIL
1913 – Nasce Hélio Gracie, responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil (m. 2009).

1977 — Jogando pelo New York Cosmos (EUA), Pelé disputa a sua última partida oficial de futebol.

MUNDO
1752 — O cientista Benjamin Franklin (EUA) realiza a experiência da pipa, provando a eletricidade dos raios.

1774 — Ato do Marquês de Pombal extingue a Inquisição portuguesa.

1908 — Henry Ford lança o “Ford T”, o 1º carro popular da história.

1958 — Criada a Nasa (agência espacial norte-americana).

1971 – Criação do parque temático Walt Disney World, na Flórida (EUA).

 

FOTO DO DIA

1980 – “Uma imagem vale mais que mil palavras”, frase atribuída a Confúcio, o filósofo chinês. No caso presente, o texto explica melhor a risada. De que estão rindo todos? Talvez uma reação a uma piada dita pelo governador Jorge Teixeira, ou por quem na outra ponta da linha. Manhã de muito sol em março de 1980 em Ji-Paraná, inauguração do DDI – sistema que permitiria ao morador local falar com o resto do mundo, via telefone. Teixeira convidou para inaugurar um português que há anos saíra de sua aldeia e migrara para a beira do Rio Machado. E a conversa, de poucos minutos, mudou, por que o “portuga” resolveu falar com toda a aldeia, em quase uma hora, o sol torrando o cérebro de cada um. Quando Teixeira pode conversar com a parentada do lusitano, a melhor explicação seria: “Rir é o melhor remédio”, ainda que “se ria” sem graça. (F. Machado)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp