Cacoal/RO, 1 de março de 2024 – 12:16
Search
Search
1 de março de 2024 – 12:16

O DIA 10 DE DEZEMBRO NA HISTÓRIA

10.12.23 – BOM DIA!
Lúcio Albuquerque / 69 99910 8325

RONDÔNIA
1917 – É domingo o “tira-teima” da “melhor de 3 entre União Sportiva x Ypiranga, valendo um troféu. Nos 2 jogos na anteriores, empates de 0x0. Ainda na cidade o show de ilusionismo da TroupeSantele.

1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia.

1984 – Matéria dos jornalistas Paulo Correia e Rubens Nascimento, no garimpo de cassiterita de “Campo Novo”, mostra: até a segurança de controle, na única estrada de acesso, só libera quem paga um cachê.

1987 – Dois anos após o assassinato do joalheiro Raimundo Abreu, uma testemunha muda o depoimento. Conta que foi obrigada, por um policial a denunciar pessoas não envolvidas no crime.

2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que nos anos1940 descobriu veio de diamante no Rio Machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná

COMEMORE

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dia Universal do Palhaço.

Dia da Inclusão Social. Dia da Bíblia.

Católicos celebram Nossa Senhora de Loreto (padroeira dos aviadores) São Melquíades, São Gregório, São Mauro, São John Roberts

BRASIL

1572 – O Brasil é dividido em governos gerais: Norte (capital em Salvador) e Sul (Rio de Janeiro).

1916 – Implantado no Brasil o Serviço Militar obrigatório. 1920 – Nasce Clarice Lispector (+ 1977), grande nome da nossa literatura.

MUNDO

1520 — Martinho Lutero queima, em Vitemberga (ALE), a bula de excomunhão decretada contra ele pelo Papa Leão X.

1896 – Morre Alfred Nobel (n. 1833), patrono do Prêmio Nobel.

1901 – A 1ª entrega oficial do Prêmio Nobel em Estocolmo e Oslo.

1999 – A Associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz.

FOTO DO DIA

ACIMA, O RIO E A EFMM

Em 1982 o rondoniense, nativo ou não, se prepara para a primeira eleição estadual – deixou de ser Território há alguns meses apenas e conforme a lei 41, que deu nova denominação a Rondônia, agora Estado, ao contrário dos outros 22 já existentes, não escolherá, pelo voto, seu primeiro governador.

A capital, Porto Velho, que vem recebendo um fluxo cada vez maior de novos moradores, não apenas mudanças de famílias da própria região, mas também quem está chegando pelo Cetremi, em Vilhena, conforme registram os relatórios do órgão, e os garimpeiros que desistem do minério e buscam novas atividades econômicas na zona urbana.

Em 1985 Porto Velho já contra com uma estrutura de ônibus urbanos e logo depois sua estação terminal está num dos locais históricos da cidade, e já com um bom fluxo de veículos devido à explosão demográfica.

O terminal (FOTO), localizado entre o Mercado Central e o “prédio do relógio”, atual prefeitura municipal, tem, no entanto, na mesma cena, acima, a estação da histórica e extinta ferrovia Madeira-Mamoré e, depois, a majestosa baía do Rio Madeira.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp