Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 03:44
Search
Search
24 de maio de 2024 – 03:44

O DIA 16 DE MAIO NA HISTÓRIA

16.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

RONDÔNIA
1920 – Na vitória por 2×0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1ª vez contada a cada minuto no jornal Alto Madeira.
1948 – O serviço de radiotelegrafia do DCT no Território pode deixar de funcionar: os telegrafistas pediram demissão para ganhar mais no governo do Guaporé.
1950 – Os “radiófilos” Humberto Correia, Humberto Amorim, Moacyr de Miranda, Mac D. Rivero, Marco A. Guzman, Balduino Lira, Odelio Serpa, Hilarino Cunha e Artur Marques fundam, em Porto Velho, a “Rádio Cayari”.
1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, o (agora) ex-governador Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar.
1986 – O deputado estadual Zuca Marcolino, ex-PDS e agora PSB, confirmou ser candidato a governador na primeira disputa estadual, este ano.
1989 – Decisão do STF garante a Rondônia a posse da Ponta do Abunã (distritos de Extrema e Nova Califórnia), que fora ocupada pelo governo do Acre.
1991 De autoria do deputado Isaac Bennesby, a Assembleia Legislativa aprovou projeto que concede financiamento, via Beron, para produtores rurais construírem suas casas.

HOJE É
Dia do Gari. Dia Internacional da Luz. Dia Internacional da Convivência em Paz. Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca.
Católicos celebram Santa Margarida de Cortona, Santo Alexandre, Santo Ubaldo, Santo André Bobola, Santo Simão Stock, São João Nepomuceno.

BRASIL
1978 – Um adepto de uma denominação protestante, destrói a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, depois recuperada. 2012 — Entra em vigor Lei de Acesso à Informação, regulamentando o direito à informação pública.

MUNDO
1929 — O filme “Asas” é o ganhador da 1ª edição do Oscar em Hollywood. 1975 – A alpinista japonesa Junko Tabei torna-se a 1ª mulher a escalar o Monte Everest.

FOTO DO DIA

COM A PALAVRA, A HISTÓRIA

O bom repórter Montezuma Cruz (*) está fazendo reviver uma das fases da conquista do território rondoniense em época bem recente, como a história do final de semana, sobre a disputa pela terra na região de Presidente Médici.
Há quem pense que a ocupação do solo rondoniense foi tudo um mar de belezas. Mas a realidade é muitas vezes diferente ao ler ou ouvir a versão de quem vivenciou ou, como no caso do Monte, os conheceu de depoimentos ou buscas em jornais, de conversas com colonos.
Quem veio encontrou uma região totalmente inexplorada e desconhecida para os que vinham; ausência do Estado, uma porteira aberta para o que de bom, e o que de ruim.
Como em nova frente de ocupação vieram os que, como já ocorrera em Mato Grosso, norte do Paraná, em térreas capixabas, Minas Gerais, etc, preferiam o lado escuro da lei.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/montezuma-cruz/arbitrariedade-e-tortura-em-delegacias-caminhavam-juntas
A maioria dos colonos buscou na terra seu trabalho, uma minoria fez caminho inverso. (F. Rosinaldo Machado)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp