Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 02:53
Search
Search
13 de junho de 2024 – 02:53

O DIA 20 DE ABRIL NA HISTÓRIA

20.4.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1870 – O imperador D. Pedro II concede ao coronel George Earl Church autorização para construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.
1922 – O delegado de polícia Jayme Medina manda fechar duas casas de jogatina existentes em Porto Velho.
1949 – Engenheiros da Fundação Especial de Saúde Pública (Fsesp) pesquisam locais de lençóis freáticos, em Porto Velho e Guajará-Mirim, para instalar poços artesianos e abastecer as cidades.
1976 – O primeiro relatório de resultados da Embrapa, há 6 meses em atividade no Território, já apresenta pontos positivos, como o apoio a várias atividades agrícolas e convênios com parcerias.
1983 – Confirmado para os dias 16 e 17 deste mês, o II Seminário de Navegação da Amazônia, com o tema central de unificar o acesso de veículos de carga entre as bacias do Amazonas.
1988 – Vítima de câncer, falece um dos responsáveis pela estruturação de Rondônia para passar a Estado, o ministro Mário Andreazza.

HOJE É
Dia do Diplomata Brasileiro. Dia do Disco de Vinil.
Católicos celebram Santa Inês de Montepulciano, São Teodoro de Tarso, São Teodoro

BRASIL
1845 – Nasce José Maria da Silva Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco), liderou a equipe brasileira na negociação do “Tratado de Petrópolis”, que gerou a EFMM. 1910 – É fundada a Congregação Cristã no Brasil.

MUNDO
1303 – Instituída pelo papa Bonifácio VIII, a Universidade de Roma “La Sapienza”, ainda funcionando. 1233 — O Papa Gregório IX edita a bula Licet ad capiendos, que marca o início da Inquisição..

 

FOTO DO DIA

“A VERDADE”, JORNAL ESPÍRITA

O espiritismo, de forma organizada, se instalou em Porto Velho a 9 de fevereiro de 1922, quando foi criado seu primeiro núcleo, a Sociedade Beneficente “Irmã Carita”, que admitia associados “homens, mulheres e crianças”.
Cada um deles deveria pagar a mensalidade, de forma antecipada, ao valor de um mil réis, e previsão de chegar a 150 membros. No dia 20 do mesmo mês foi aprovado o Estatuto da entidade, com o estabelecimento de suas finalidades.
A primeira diretoria, eleita naquela reunião ficou constituída pelos sócios: Cincinato Elias Ferreira, presidente; José Eschriqui, vice; Francisco Xavier Terra, 1º secretário; Rigoberto Costa, 2º secretário e Benedito Arrais de Lima, Tesoureiro.
Dentre suas obrigações a “Irmã Carita” deveria “socorrer a pobreza, fornecer medicamentos e consultas médicas aos pobres etc”.
Na época o grupo lançou em Porto Velho o primeiro jornal de cunho religioso, “A Verdade”, que teve pouca duração.
C/informações de “Achegas para a história de Porto Velho”, Antônio Cantanhede.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp