Rondônia, 24 de julho de 2024 – 02:25
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 02:25

O DIA 20 DE JUNHO NA HISTÓRIA – Um pioneiro que muito serviço prestou a Rondônia

Anuncie aqui

20.6.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) abre representação em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias em Portugal, Hespanha e Itália”.
1948 – O senador Artur Santos (PR), diz que o ministro da Aeronáutica é “omisso” na busca pelo tenente Fernando Gomes, desaparecido em 1945 na selva do Território.
1956 – Para o jornalista Euro Tourinho é uma “tragédia anunciada” a proposta de colocar jacarés no tanque d’água em frente ao Palácio “Presidente Vargas”.
1981 – Mais de 600 invasores de terras no Nova Porto Velho apedrejaram policiais militares que escoltavam o oficial de Justiça em inspeção no local. Cinquenta homens foram presos.
20- 1986 – O anúncio de que o PDS articula a candidatura do ex-governador Jorge Teixeira ao governo do Estado não assusta o PMDB, garantem dirigentes peemedebistas em Rondônia.
1989 – A Câmara Federal aprovou a lei que cria a 14ª Região do Tribunal do Trabalho, com sede em Porto Velho e abrangência também no Acre.
2015 – Milhares de rondonienses, em todo o Estado, realizaram passeatas contra a corrupção no governo federal.

HOJE É
Dia Nacional do Vigilante. Dia Mundial do Refugiado (ONU). Dia do Revendedor. Dia do Advogado Trabalhista.
Católicos celebram santa Margarida Ebner, São Silvério, Beatas Teresa, Mafalda e Sancha,

BRASIL
1910 — É criado o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) pelo marechal Cândido Rondon. 1988 – Morre Aracy de Almeida (n. 1914), a melhor intérprete de Noel Rosa.

MUNDO
1867 – No bairro de Palermo (Buenos Aires) acontece a 1ª partida de futebol na América do Sul. 1877 — Alexander Graham Bell instala o 1º serviço telefônico comercial do mundo. 1991 – Berlim volta a ser a capital da Alemanha.

 

FOTO DO DIA

Meu amigo Lúcio Campbell trabalhou na topografia em obras como a abertura da BR-319 e depois em várias estradas já em Rondônia, como em Jaru e Ariquemes, na condição de auxiliar de topógrafo.
As histórias que ele conta são as mesmas que ouvi de outros que trabalharam nesse serviço: às vezes até passando fome, em razão da topografia estar a alguns quilômetros à frente do segundo grupo, e aí faltava o boião.
Sobreo o topógrafo Antonio Myache, falecido há uma semana, dois depoimentos.
Amadeu Machado, contratado pelo Incra em 1970, é advogado: “Myache foi um baluarte na história da colonização em Rondônia. Enfim, um patrimônio moral nosso que se vai para as terras do além”.
Assis Canuto (FOTO), executor do PIC Ouro Preto, foi chefe de Myache: “Um pioneiro que muito serviço prestou a Rondônia, o topógrafo que mais demarcou as terras dos colonos! Abriu muitas picadas e carregou muito cacaio! Vivia de acampamento a acampamento, sem nenhum conforto, na imensidão da selva! Merece as homenagens dos que foram por ele beneficiados”.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp