Rondônia, 22 de julho de 2024 – 20:00
Search
Anuncie aqui
Search
22 de julho de 2024 – 20:00

O DIA 22 DE FEVEREIRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

22.2.2024 – BOM DIA!

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1923 – Os 99 votos da seção única (PVh) foram para o candidato ao senado Alexandre Barbosa Lima (Partido Republicano Amazonense), pleito presidido pelo juiz Artur Virgílio do Carmo Ribeiro. (AM – ed 601 – Pág 1)
1923 – Sem confetes, nem lança-perfume, ainda assim o carnaval de Guajará-Mirim teve muita animação e concurso de fantasias.
1981 – “Só sonegador de impostos é contra a passagem do Território a Estado”, disse o governador Jorge Teixeira, irritado com empresários contrários ao projeto.
1985 – O governo quer ouvir todos segmentos políticos, para compor uma agenda no interesse maior de Rondônia, disse o novo secretário da Seplan José Laerte de Araujo.
1991 – Chancelado pela Academia de Letras de Rondônia, a professora Sandra Castiel lança o livro “Raízes de Rondônia”, para “despertar nos jovens o respeito pelos valores culturais”. FOTO DO DIA

HOJE É
Dia do Auxiliar de Serviços Gerais. Dia da Criação do IBAMA. Dia Mundial do Pensamento. Dia Internacional do Maçom.
Católicos celebram Festa da Cátedra de São Pedro, Santa Margarida de Ravena, São Maximiano de Cortona.

BRASIL
1939 – Petróleo jorra pela 1ª vez no Brasil, em Lobato, na Bahia.

MUNDO
1997 – O mundo conhece a ovelha Dolly, a 1ª clonagem bem sucedida de um mamífero. 1857 – Nasce Baden-Powell (+ 1941) fundador do Movimento Escoteiro. 2014 – O papa Francisco designa 19 novos cardeais. No Brasil só o do Rio de Janeiro.

 

FOTO DO DIA

RAÍZES DE RONDÔNIA

“Meu livro tem a preocupação de despertar nos jovens o respeito pela sabedoria dos antigos e pelos valores culturais”.
Assim a professora e escritora Sandra Castiel definiu sua obra, “Raízes de Rondônia”, apresentada ao público em 1991, com a chancela da Academia de Letras de Rondônia, que ela passou a compor ocupando a cadeira nº 36 em 2010.
Na entrevista ao jornalista João Tavares (Alto Madeira, 22.2.1991) a autora destaca a importância da manutenção e divulgação da cultura regional, a necessidade do conhecimento histórico e diz ser fácil o entendimento do texto.
Cita que “Raízes de Rondônia” tem preocupação “com a didática, sendo de leitura fácil e bem compreensível”
Sandra Castiel é autora de vários livros, um deles, ““Professora Marise Castiel e Rondônia – Educação, Política e Cultura”, tem como personagem a sua própria mãe, a professora, folclorista e política Marise Costa Castiel.
(F. Escritora Sandra Castiel, autora de “Raízes de Rondônia” – Foto Ana Maria/https://silviozekatraca.blogspot.com/)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp