Rondônia, 24 de julho de 2024 – 02:50
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 02:50

O DIA 25 DE FEVEREIRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

25.2.2024 – BOM DIA!

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1923 – Presidida pelo professor Alencarliense Costa, foi instalada em Porto Velho a Liga Cívica.
1949 – 1 – Fracassa nova expedição para encontrar o tenente EB Fernando Oliveira, desaparecido em 1945 na regão da (hoje) hidrelétrica de Samuel. 2 – O Colégio Dom Bosco passa a ter turma noturna a partir deste ano
1984 – Presidido pelo deputado federal Orestes Muniz (PMDB), foi instalado o “Comitê (Estadual) Suprapartidário pelas Diretas Já”.
1985 – A briga política da vez é pela presidência da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa. O PMDB quer emplacar o deputado Amir Lando.
OBS: O eleito foi o deputado Amizael Silva, do PDS.
1991 – O governador eleito Osvaldo Piana, já tem quase todo o “primeiro escalão” definido, e os nomes restantes devem ser anunciados na próxima semana.
1991 – O governador eleito Osvaldo Piana já tem quase todo o “primeiro escalão” definido, e os nomes restantes devem ser anunciados na próxima semana.

HOJE É
Católicos celebram Santa Valburga, São Luigi Versiglia, São Callisto Caravario, São Nestor,

BRASIL
1551 – O papa Júlio III cria a 1ª Diocese no Brasil, a de São Salvador. 1945 – Morre o escritor Mário de Andrade (n. 1893), que em 1927 veio a Porto Velho. 1951 – O Brasil ganha 32 medalhas nos I Jogos Panamericanos, em Buenos Aires.
1967 – O presidente Castelo Branco cria o Ministério das Comunicações.

MUNDO
1841 – Nasce Pierre-Auguste Renoir (+1919), pintor francês.

 

FOTO DO DIA

AS “FERAS DO CARMELA”

 

Jogos Escolares de Rondônia, época em que alunos-atletas de todos os municípios, e até de distritos, vinham para Porto Velho e transformavam as ruas em movimentados momentos de risadas e correrias – do bem, claro.
Do interior, nos esportes coletivos, alguns municípios tinham equipes bem competitivas, como a de voleibol (M) de Pimenta Bueno, que incomodou vários times grandes de Porto Velho, como Carmela Dutra, Dom Bosco e Barão do Solimões, ou a de Handebol de Ji-Paraná. Nos individuais um destaque sempre foi time de judô de Colorado, dirigido pelo professor Bunichi Matsubara.
Na época da foto, 1979, a quadra coberta do Flamengo (na Arigolândia) era local dos jogos e treinamento das seleções de vôlei. Naquele ano o time de Rondônia foi campeão brasileiro da 3ª divisão (M) e vice feminino.
O time do Carmela: (de pé) Rogério, Manoel, Geovani, Paulo, Gonzaga e Gadelha. Agachados: Sidney Malloney, Sílvio “Cubiu”, Gadelha, Hélio, Amaury, Wanderley e o professor Luizinho, técnico.
Na seleção campeã: Geovani, Paulo, Gonzaga e Hélio.
(Foto: Acervo Sílvio “Cubiu” (em baixo o 2º esq/dir)/Saudosismo portovelhense)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp