Por Lucio Albuquerque – Jlucioac@gmail.com

 

BOM DIA 29 DE JUNHO!

HOJE É
Dia do Pescador, Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil, Dia do Papa, Dia do Dublador, Dia do Engenheiro de Petróleo, Dia Internacional dos Trópicos.

Católicos lembram São Pedro, o primeiro papa, e São Paulo Apóstolo.

RONDÔNIA
1909 – À frente da equipe de implantação da Linha telegráfica Cuiabá/Santo Antônio, Candido Rondon ingressa no primeiro trecho do que mais tarde seria Rondônia, a região de muitos campos que denominou Vilhena.

BRASIL
1720 – Líder da revolta contra impostos cobrados por Lisboa na Casa de Fundição de Ouro (MG), Felipe dos Santos é condenado à morte.

1895 — Morre Floriano Peixoto, o “Marechal de Ferro”, 2º presidente da República (n. 1839).

1958 – Pela 1ª vez o Brasil é campeão mundial de futebol – 5×2 Suécia.

1996 – A cidade de Urubici (SC), bate o recorde nacional de temperatura baixa: 17,8°C.

MUNDO
1900 – Começa a funcionar a Fundação Nobel, que outorga os prêmios com este nome.

2007 – A Apple Inc. lança, nos Estados Unidos, a primeira geração do iPhone.

FOTO DO DIA

Implantada entre 1907 e 1912, a Linha Telegráfica que os índios chamavam de “Língua de Rondon” ligando Cuiabá a Porto Velho, instalou em vários espaços, dentro do território rondoniense, cerca de 12 estações telegráficas que serviam, além de suas finalidades, também para residência de telegrafista e guarda-fios. A da foto, a estação Urupá (depois Presidente Pena,Vila Rondônia e em 1977 Ji-Paraná) talvez pelo risco das águas inundarem o terreno, ou para guardarem animais domésticos como galinhas, era, como outras, assentada em palafitas. 75 anos depois de sua implantação, o núcleo formado pelo posto telegráfico de Jaru, como os de Vila Rondônia, Vilhena, Pimenta Bueno, Porto Velho e Ariquemes seriam atores importantes da criação do Estado.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp