Rondônia, 18 de julho de 2024 – 03:00
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 03:00

PRF/RO aponta queda nos registros de ingestão de álcool pelo condutor

Anuncie aqui

Na quarta-feira (19), a Lei Seca completou 16 anos. Conhecida por tornar mais rígido o combate à direção sob o efeito de álcool nas vias brasileiras, a norma estabeleceu tolerância zero para motoristas que dirigem após consumir bebidas alcoólicas. Além da aplicação da multa, a lei classifica essa conduta como infração gravíssima e prevê a suspensão do direito de dirigir por até doze meses.

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), desempenha papel crucial na segurança viária. Entre suas principais responsabilidades está a fiscalização do índice de alcoolemia nas rodovias federais do país e a realização de campanhas educativas para conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob influência de álcool.

 

Em 2023, a PRF de Rondônia registrou os menores números dos últimos cinco anos em acidentes, feridos graves e mortes no trânsito causados por motoristas alcoolizados. Comparando com 2019 – ano pré-pandemia de Covid-19 que reduziu significativamente as fiscalizações presenciai –, ainda assim houve uma queda de 49,6%, 75% e 100%, respectivamente, nestes índices.

Sinistros de trânsito, feridos graves e mortes

 

Os resultados demonstram os esforços da PRF em prevenir acidentes e intensificar a fiscalização em todas as regiões do país. No ano passado, foram realizadas quase setecentas ações específicas para fiscalizar o comportamento dos motoristas em relação ao consumo de álcool no estado de Rondônia.

Fiscalização de alcoolemia

 

Na quarta, mesmo dia de comemoração dos 16 anos da existência da Lei Seca, a PRF realizou comandos de alcoolemia em todas as delegacias que compõem o estado de Rondônia. Na ocasião, mais de 500 pessoas foram submetidas à fiscalização. Apesar de todo o esforço para que condutores e passageiros possam realizar uma viagem segura, um homem foi detido pelo crime de embriaguez ao volante, no município de Presidente Médici/RO.

 

É importante ressaltar que a responsabilidade e a consciência dos motoristas contribuem para o crescimento da paz no trânsito. Por esse motivo, a orientação é que os motoristas não dirijam sob efeito de álcool e que, quando consumirem bebidas alcoólicas, utilizem formas alternativas de transporte.

(ASCOM – PRF/RO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp