Cacoal/RO, 26 de fevereiro de 2024 – 09:47
Search
Search
26 de fevereiro de 2024 – 09:47

Produção de café conilon supera 2 milhões de sacas e leva Rondônia ao segundo lugar

Download 1 1
Foto/Internet

Os cafeicultores de Rondônia colheram cerca de 2,4 milhões de sacas de café conilon na safra 2020. Com este volume, o estado chega ao posto de segundo maior produtor do tipo conilon do país, ultrapassando a região produtora da Bahia e ficando atrás apenas do Espírito Santo. O dado está no 4º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado nesta quinta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Conab, a produção da atual safra teve um crescimento de 11,2% em relação ao período anterior. A elevação acompanha a melhora na produtividade do parque cafeeiro do estado. Se no ano passado foi registrada uma produtividade de 35,05 sacas por hectare, em 2020 este índice saltou para 38,46 sacas por hectare. Além do melhor do manejo, com a adoção de plantas clonais, plantios em linha e utilização de espaçamentos adequados, melhor nutrição, adubação, por exemplo, as condições climáticas foram bastante favoráveis à cultura.

O estado de Rondônia também conta com 20,6 milhões de covas com novas plantas. A expectativa é que, pelos próximos dois anos, estas mudas entrem para a área em produção. No entanto, o café é uma cultura de ciclo longo e a estabilidade da planta tende a ser atingida após 5 anos de florada.

O grão colhido no estado é comercializado, em sua maior parte, para as indústrias de café solúvel nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. Outras informações sobre a safra de café neste ano podem ser encontradas no 4º levantamento da disponível no portal da Companhia.

(Fonte: Imprensa/Conab).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp