Rondônia, 19 de julho de 2024 – 15:05
Search
Anuncie aqui
Search
19 de julho de 2024 – 15:05

Resultado do Concafé 2022 reflete valorização da cafeicultura de Rondônia na gestão do coronel Marcos Rocha

Anuncie aqui

 

 

A final do 7° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé realizada nesta quinta-feira, 22 juntamente com o 1° Desafio de Baristas de Rondônia, no Complexo Beira Rio em Cacoal no município de Cacoal. As competições foram organizadas pela Secretaria de estado da agricultura – Seagri em parceria com a Prefeitura de Cacoal e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. De acordo com o candidato ao governo de Rondônia pelo União Brasil (44), coronel Marcos Rocha, “verificamos um aumento na qualidade das amostras encaminhadas pelos produtores. Das 151 amostras, 51 tiveram mais de 80 pontos, já sendo considerado um café especial, o que destaca a qualidade dos cafés robustas amazônicos de Rondônia. Isso mostra que o Concafé, mudou a forma de colher, processar e secar os cafés em Rondônia. Agora a gente percebe a explosão de aromas e sabores nas xícaras”, ressalta Marcos Rocha.

Participaram da competição produtores de café de mais de 31 municípios do Estado. O Concafé já é considerado uma dos maiores concursos de café do país. “As amostras enviadas pelos competidores foram avaliadas por provadores profissionais de vários estados do país que vieram a Rondônia especialmente para o Concafé que este ano teve um adicional. Fizemos em parceria com o Sebrae o 1º Concurso de baristas, ou seja, especialistas em café de alta qualidade, que reuniu 12 competidores. E olha que legal, venceram esse desafio uma dupla formada por mulheres. Isso demonstra ainda a força da mulher no agro”, comemorou o candidato.

No Desafio de baristas foram avaliados a acidez, doçura, corpo, balanço e a finalização da bebida. Venceram a barista iniciante Débora Ferruti, do município de Novo Horizonte que teve como coach a barista Camila Franco de Curitiba, Paraná. “Eu amo café desde pequena, minha família produz café e amei essa experiência”, ressaltou a vencedora.

Já no Concafé, o café robusta amazônico produzido pelo cafeicultor João da Silva Luz de Cacoal reuniu as melhores características, obtendo 84 pontos, classificado como uma bebida suave e delicada com notas de cereja e morango e venceu a categoria qualidade do 7° Concafé. O cafeicultor que é da agricultura familiar conta o segredo do melhor café deste ano. “Nós colhemos somente a cereja madura e secamos na sombra, esse detalhe faz toda a diferença”, explica o campeão do Concafé 2022.

O produtor recebeu como prêmio um trator cabinado no valor de R$ 275 mil. Foram distribuídos no total mais de R$ 350 mil em prêmio oferecidos por patrocinadores selecionados por edital. Ficou em 2° lugar no Concafé 2022 o produtor Edorli Knaak – Cacoal; em 3° lugar – Wilson Surui  – café indigena de Cacoal; em 4° lugar – Maria da Silva – café indigena de Alta Floresta do Oeste; em 5° lugar – Tawã  Aruá – café indigena de Alta Floresta do Oeste; e em 6° lugar – Uemerson Silva – Novo Horizonte.

Durante os dois dias do 7º Concafé foram realizadas ainda palestras, oficinas e exposição de produtos e de agroindústrias familiares, além da participação de produtores de todos os municípios rondonienses.

 

PARCEIROS

O 7º Concafé foi realizado pela Seagri em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

CORONEL MARCOS ROCHA:

– Site oficial: https://governadormarcosrocha.com.br
– Site de mobilização: https://euapoio.governadormarcosrocha.com.br
– Facebook (fanpage): https://www.facebook.com/celmarcosrocha
– Instagram: https://www.instagram.com/celmarcosrocha
– Twitter: https://twitter.com/celmarcosrocha
– YouTube: https://www.youtube.com/CelMarcosRocha
– TikTok: https://www.tiktok.com/@celmarcosrocha
– WhatsApp: 69 99299-3395

(Assessoria)

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp