Rondônia, 17 de julho de 2024 – 05:59
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 05:59

Rondônia tem mais de 3 mil estudantes inscritos na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Anuncie aqui

Rondônia tem mais de 3 mil estudantes inscritos na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética que tem o objetivo de levar informações sobre o uso racional da energia elétrica e contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.

A Olimpíada é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), com a realização das distribuidoras da Energisa, nos 11 estados onde atua, e outras concessionárias do país.

A energia elétrica é essencial para desenvolver qualquer atividade, mas o uso inadequado pode trazer prejuízos para a população e o meio ambiente. A Olímpiada surgiu com o propósito de estimular professores e alunos a adotarem práticas que fortaleçam o uso racional de energia.

“A Energisa desenvolve ações contínuas para estimular o uso consciente da energia elétrica. Em 2023, iremos investir mais de R$ 30 milhões em projetos de eficiência energética. Eles são norteados pelos nossos compromissos de sustentabilidade, e mitigam impactos do negócio com olhar para o uso consciente de energia, água, resíduos e a redução de emissões. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vem fortalecer ainda mais as práticas sustentáveis com a participação de estudantes e professores que serão os multiplicadores desse conhecimento”, afirma o coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Thiago Peres de Oliveira.

Como participar

Podem participar estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil. Os interessados poderão realizar a inscrição até 21 de outubro, acessando o ícone “Inscrições” no site https://onee.org.br/olimpiada. O estudante deve ser inscrito na olimpíada pelo representante ou colaborador da escola em que estuda, na série ou ano em que estiver cursando.

Os estudantes e professores participarão de uma capacitação prévia para se prepararem para a disputa por meio de uma plataforma digital.  A ferramenta é composta por três módulos voltados para os professores e três módulos para os alunos, que contemplam assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de gamificação, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluirão também a realização de “blitz da eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora. Serão ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da Olimpíada.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

(Imprensa/Energisa)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp