Rondônia, 24 de julho de 2024 – 11:57
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 11:57

Setembro Amarelo é marcado com ações de conscientização no CAPS de Rolim de Moura

Anuncie aqui

A Prefeitura de Rolim de Moura  por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 09, uma atividade de conscientização ao cuidado com a saúde mental e a prevenção do suicídio, alusivo a campanha “Setembro Amarelo”.

Neste mês será  abordado diversos assuntos, com o objetivo de conscientizar a comunidade e os pacientes assistido  sobre os princípios da campanha deste mês, através de mensagens de otimismo, discursos sobre valorização da vida.

Esses momentos são de extrema importância para tratarmos da temática suicídio. Que ainda é tabu. Mas que precisamos esclarecer à comunidade os sinais para que possamos prevenir esse mal. O Setembro Amarelo é uma campanha voltada para a prevenção ao suicídio que iniciou desde 2015 e alertou que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. Hoje temos também o CVV – Centro de Valorização da Vida que disponibiliza apoio emocional e prevenção do suicídio 24h pelo número 188, ressaltou a psicóloga Patrícia Lizieux.

De acordo com a secretária de saúde, Simone Paes, o CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. Diante dessa realidade o CAPS de Rolim de Moura tem aderido essa causa e desenvolvido mais uma vez atividades voltadas a esse tema.

A intenção é sensibilizar a população em relação ao Setembro Amarelo e envolver toda comunidade. A equipe tem o intuito de acolher esses participantes, ato muito importante, principalmente para quem está passando por um momento mais delicado da vida, enfatizou o prefeito, Aldo Júlio.

Assessoria

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp