Cacoal/RO, 20 de maio de 2024 – 08:47
Search
Search
20 de maio de 2024 – 08:47

Suíça convida Lula para cúpula sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Convite foi feito ao chanceler Mauro Vieira, que cumpre agenda na Suíça, e será repassado à Presidência da República para avaliação do presidente Lula

Presidente Lula durante encontro com o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, em setembro de 2023 – (crédito: Ricardo Stuckert / PR)
A Suíça convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cúpula que debaterá a guerra entre Rússia e Ucrânia. O encontro, programado para junho, reunirá líderes de diversas nações, incluindo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. A Rússia, que acusa o governo suíço de não ser neutro em relação ao conflito, se recusa a participar da discussão.

A Suíça concordou em realizar a cúpula com chefes de Estado a pedido de Zelensky. O evento ocorre em 15 e 16 de junho, na cidade de Lucerna, com o objetivo de favorecer um acordo de paz. .

Brasil defende fim do conflito

O presidente Lula defende o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia, mas mantém uma posição equidistante dos dois países — o que gerou uma série de críticas por parte de Zelensky. A Ucrânia foi invadida pelas forças russas em 2022, dando início à guerra. O petista chegou a dizer que os dois países são igualmente responsáveis pelo conflito.

Em abril, o assessor especial da Presidência da República e ex-chanceler Celso Amorim foi à Rússia discutir a situação da guerra com autoridades.

(Corrieo Braziliense)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp