Cacoal/RO, 20 de maio de 2024 – 09:13
Search
Search
20 de maio de 2024 – 09:13

TJRO realiza Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

Entre os dias 6 a 10 de maio, o Tribunal de Justiça de Rondônia realizará a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação que tem como objetivo promover o enfrentamento do assédio e da discriminação no ambiente de trabalho. A programação será realizada em quatro locais: na Escola da Magistratura, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral em Porto Velho e nas Comarcas de Ouro Preto do Oeste e Cacoal.

A formação sobre assédios nas organizações e nas relações de trabalho será ministrada pelo Dr. José Roberto Heloani, através de uma webconferência mediada pela magistrada Miria do Nascimento de Souza no dia 06 de maio com a participação de 20 magistrados(as).  Durante a formação serão abordados temas relacionados à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e ambientes de trabalho seguros e saudáveis através do Método Socrático, no qual consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo e tem como princípio básico aprender por meio do uso de pensamento crítico, raciocínio e lógica.

Também no dia 6, das 12h às 14h, será realizado um webinário destinado aos colaboradores terceirizados do TJRO. Na ocasião, serão abordados  conceitos de assédio e discriminação, além de proporcionar um espaço para esclarecimentos e compartilhamento de experiências.

Os dias 07 e 08 de maio de 2024 foram reservados para o Seminário Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no ambiente de trabalho, que ocorrerá no auditório TRE-RO e na Emeron, com magistrados(as) e servidores(as). O primeiro dia, 7, está organizado para acontecer das 8h às 12h e das 14h às 16h, com cerimônia de mesa de honra e participação da palestrante Drª Janine Kieling Monteiro, que irá ministrar palestra “Assédio Moral no Trabalho: O que é e o que fazer?” no período da manhã e, a Oficina “Assédio Moral no Trabalho: O que é possível fazer?”.

No dia seguinte, 8, ocorrerá no período da manhã, das 8h às 12h, com o Dr. Samilo Takara que irá realizar um minicurso com o tema Uma educação antidiscriminatória: afetos, emoções, identidades e diferenças, utilizando a perspectiva freireana e com base nas contribuições de Bell Hooks, propondo uma discussão que acolhe debates do grupo em formação para pensar acerca do contexto cultural, social e político que inscreve a discriminação, naturaliza a violência e normaliza a opressão contra pessoas em dissidência.

No dia 9 de maio  equipe da CPCAD visitará a Comarca de Ouro Preto do Oeste e no dia 10 a visitação ocorrerá na Comarca de Cacoal.

Programação:

  • 6 de maio – Formação de Magistrados (EMERON) e Webnário para colaboradores(as) terceirizados(as);
  • 07 e 8 de maio – Seminários realizados em parceria com a EMERON;
  • 09 de maio – Visitação da equipe da CPCAD à Comarca de Ouro Preto do Oeste;
  • 10 de maio – Visitação da equipe do CPCAD à Comarca de Cacoal.

(Assessoria de Comunicação/TJRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp