Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 03:22
Search
Search
24 de maio de 2024 – 03:22

“Paz no trânsito começa por você” é reforçada com ações da Lei Seca realizadas pelo Detran

Lei Seca tem o objetivo de retirar do trânsito motoristas estão dirigindo sob efeito de álcool

 

A campanha em prol da luta contra a violência no trânsito no Brasil, deste ano apresenta o tema: “Paz no trânsito começa por você”, com extensa programação, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e Escola Pública de Trânsito (EPTran). As ações ligadas ao Maio Amarelo, marcam diretamente o engajamento da Lei Seca, que completa em junho, 16 anos de atuação,  mostrando que o álcool ainda é um dos grandes responsáveis por grande parte dos sinistros e mortes provocadas no trânsito.

Apesar dos casos alarmantes, a taxa de mortes por 100 mil habitantes de 2021 foi 32% menor que a de 2010, quando a Lei Seca ainda tinha dois anos. O número de mortos por ano caiu de sete para cinco por 100 mil habitantes no período, segundo informações coletadas pelo Ministério da Saúde (MS) e publicadas pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os investimentos e as ações  por meio de campanhas educativas tem sido intensificadas para garantir à população mais segurança no trânsito.

Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Leo Moraes, dados de 2023 revelam que o álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora. “São números alarmantes que nos mostram da necessidade e importância de continuarmos com as ações educativas que realizamos diariamente”, enfatizou.

LEI SECA

Os números comprovam quanto à necessidade em continuar as ações, como a Lei Seca e Operação Corta Giro, ambas realizadas pelo Detran-RO, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito. Somente na Lei Seca, realizada na noite de terça-feira (30), e madrugada do dia 1º, 13 pessoas foram conduzidas à Central de Polícia por estarem apresentando nível de álcool acima da sanção administrativa, ou seja, 0,34 mg/dl de sangue.

Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento no Trânsito (BPTran), tenente-coronel, Deivsson Souza Bispo foram realizadas 42 abordagens, sendo 34 carros e 8 motos, ocorrendo 9 remoções de veículos para o pátio do Detran-RO e 42 autuações, que além do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas, também foram detectadas outras irregularidades como dirigir sem Carteira de Habilitação, entregar veículo a pessoas inabilitadas, entre outros ilícitos.

Fonte
Texto: Geovani Berno
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp