Cacoal/RO, 3 de março de 2024 – 16:27
Search
Search
3 de março de 2024 – 16:27

Unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena recebe certificação internacional da Microsoft

Contemplada juntamente com mais oito escolas da Rede SESI, num universo de mais de 400 unidades da rede em todo o Brasil, a UOP SESI-SENAI-IEL de Vilhena recebeu, durante evento realizado em Brasília, a certificação internacional do programa da Microsoft denominado Showcase. Representando o DR-RO, participaram do evento, o gerente de Educação Básica e Profissional, Jair Coelho e o professor Silvio Luiz Vichroski. Foram selecionadas escolas destacadas no uso de ferramentas digitais para alavancar o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

Sobre a certificação da unidade de Vilhena, Vichroski explicou os critérios da escolha. “Devido aos nossos programas internos bem-sucedidos, fomos selecionados pelo Departamento Nacional para participar de uma capacitação via Teams realizada pela Big Brain (principal parceira da Microsoft na América Latina”, disse.

Alguns dos critérios exigidos foram a realização do curso Microsoft Education Transformation Framework, preenchimento de rubricas avaliativas de todos os processos escolares dentro dos pressupostos do programa, que são: Liderança e Política, Ensino e Aprendizagem, Ambientes Inteligentes, Sucesso do aluno e da Escola. Reunir evidências das práticas realizadas pelos gestores e docentes e ainda a criação de uma apresentação via SWAY demonstrando todas as evidências e respondendo algumas perguntas feitas pela Microsoft.

Ainda conforme o docente o programa da Microsoft certifica escolas no mundo todo que integram tecnologias às práticas educacionais e incentivam a liderança, praticam o ensino e aprendizagem modernos, a inclusão e o pensamento inovador. “O Microsoft Showcase cria experiências centradas nos alunos, imersivas e inclusivas que incentivam a aprendizagem permanente, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais e prontas para o futuro a fim de aumentar o potencial de realização dos alunos”, pontuou Vichroski.

“Somente duas entre todas as escolas na Região Norte possuem essa chancela, nós do SESI Vilhena e escola SESI de Belém, PA”, comemorou o gerente Silvio Leite. “Estamos juntos a estados como a Bahia, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Norte”, ressaltou.

Para o gerente de Educação, Jair Coelho, essa certificação capitaneada pela Microsoft, atesta que nossa metodologia, ambientes e docentes proporcionam um transformador trabalho no ensino/aprendizado dos estudantes mediante inovações pedagógicas e tecnologias educacionais que potencializam os resultados em sala de aula.

“Isso mostra que estamos no caminho certo na adoção de novos recursos e práticas tecnológicas para obter resultados auspiciosos de aprendizado. No mundo todo são 325 escolas certificadas (fonte: https://news.microsoft.com) e no Brasil temos apenas 15 escolas Showcase (9 são da Rede SESI), isso demonstra nossa capacidade em preparar nossos estudantes com habilidades e competências necessárias para o futuro”, afirmou.

“O uso de tecnologias para melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes sempre fez parte do DNA do SESI”, destacou o superintendente do SESI-RO, Alex Santiago, “mas agora a nossa unidade de Vilhena recebeu um importante reconhecimento do pioneirismo e alcance desse trabalho. O reconhecimento da gigante de tecnologia é reflexo dos investimentos no currículo, nas práticas pedagógicas, na formação dos docentes e na infraestrutura das escolas”, exultou.

Santiago lembrou que o Microsoft Showcase cria experiências centradas nos alunos, imersivas e inclusivas que incentivam a aprendizagem permanente, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais e prontas para o futuro a fim de aumentar o potencial de realização dos estudantes.

Imprensa/FIERO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp