Rondônia, 20 de julho de 2024 – 20:21
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 20:21

Vereador Romeu Moreira acompanha o Concacau em Jaru; Rondônia conhece as melhores amêndoas de cacau produzidas no estado

Anuncie aqui

O vereador Romeu Moreira esteve em Jaru, nesta sexta-feira (09) prestigiando o encerramento da 2ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau em Rondônia (Concacau), que teve início na quinta-feira (8). Durante os dois dias, o evento contou com palestras, oficinas, bate-papo e nesta sexta foram premiados os produtores rurais responsáveis pelas melhores amêndoas de cacaus produzido no estado.

O 1º lugar da 2ª edição do ConCacau ficou com a cacauicultora Maria do Carmo, de Ouro Preto d’Oeste (RO), atingindo 7.4 de pontuação. A produtora rural ganhou R$ 15 mil em dinheiro em sua primeira participação no concurso. Já o 2º lugar ficou com o produtor Robson Calandrelli, de Nova União, com nota 7.3 e que faturou R$12.500,00. O 3º foi conquistado pelo produtor Donizete Martineli, de Mirante da Serra, e Deoclides Pires, de Jaru, ficou com o 4º lugar. Além de um valor em dinheiro, todos receberão, do Sebrae, passagens aéreas e hospedagem para participar da fase nacional do Concurso de Qualidade do Cacau, que acontece em novembro, no estado do Pará.

Sobre a 2ª edição do Concacau, em Jaru, Romeu Moreira rende elogios à organização do evento e manifesta o seu respeito não apenas aos cacauicultores campeões, mas a todos os produtores rurais que movimentam a cadeia produtiva do cacau em Rondônia.

“Despois de tantos anos, o cacau volta a ganhar destaque no estado, graças a ações como o Concacau, a Cafecau, que despertam a atenção e incentivam a cacauicultura. Quero parabenizar os campeões, com o melhor cacau de Rondônia, em nome da dona Maria do Carmo, mas quero manifestar o meu respeito a todos os produtores e produtoras de cacau do nosso estado. É a luta diária de vocês, no campo, que nos incentiva a defender a cacauicultura em todos os cantos de Rondônia.

Parceiro da cacauicultura

Desde o início do seu mandato como vereador de Cacoal, Romeu Moreira defende a produção de cacau em toda a região. O 1º Fórum Pró Cacau, por exemplo, foi idealizado a partir da iniciativa do vereador de fortalecer a cacauicultura no seu município.

“O Fórum Pró Cacause tornou um dos primeiros resultados de um movimento criado com o objetivo de fortalecer e estimular o cultivo do cacau em Cacoal. Reunimos instituições e agentes, públicos e privados, autoridades políticas e todos os parceiros que tem esse mesmo desejo, de ver Cacoal sendo referência no cultivo do cacau e também na produção de chocolate”, destaca Romeu Moreira.

Outro destaque é a lei de autoria do vereador, que instituiu o dia 02 de julho como o Dia Municipal do Café e do Cacau e a primeira semana do mesmo mês como a Semana Municipal do Café e do Cacau. “Essa foi mais uma conquista para o setor produtivo, uma vez que a inclusão destas datas no calendário municipal resulta em uma série de ações planejadas para fomentar a cafeicultura e a cacauicultura cacoalense. A 1ª Cafecau aconteceu entre os dias 24 de junho e 02 de julho deste ano e superou as nossas expectativas”, ressalta o vereador.

Assessoria

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp