No dia 19 de janeiro deste ano, a 2ª Gerência Regional de Saúde do Governo de Rondônia recebia a primeira remessa de imunizantes contra a covid-19 para atender seis municípios da Região do Café. Ao todo, 5.360 doses da vacina foram distribuídas entre Cacoal, Espigão D’Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste.
Aos 62 anos de idade, o técnico de enfermagem, Lanor Viana Souza de Oliveira, foi o primeiro a ser imunizado contra a covid-19 naquele dia, em Cacoal. Na oportunidade, junto ao governador Marcos Rocha, que acompanhava a distribuição das vacinas na Região do Café, Lanor fez questão de deixar um recado a todos os rondonienses. “Esse foi um momento muito importante para mim. Eu agradeço a Deus por tudo e gostaria de falar à população que aceitem a vacina de coração. Não tenham medo, pois é algo que vem para salvar vidas”.
No dia seguinte à chegada das doses da vacina na região, os profissionais da Saúde que atuam no Complexo Hospitalar Regional de Cacoal começaram a ser imunizados. A técnica de enfermagem, Maria Jeovânia Fernandes Silva Comper, foi uma delas. “A vacina dá ânimo, coragem e traz esperança. A gente se sente renovada para continuar firme nesta luta e superar essa pandemia”.
Até esta semana, quando é celebrado o Dia Mundial da Imunização (9 de junho), o Governo do Estado já havia entregue 37.013 doses para Cacoal, 12.365 para Pimenta Bueno, 11.927 doses para Espigão D’Oeste, 3.388 doses para Ministro Andreazza, 2.983 para São Felipe do Oeste e 1.823 doses para Primavera de Rondônia.
“A última remessa enviada pelo Ministério da Saúde foi entregue aos municípios atendidos pela 2ª Gerência Regional de Saúde na segunda-feira (7) e a expectativa é que cada vez mais doses chegarão a Rondônia, até que todos sejam imunizados, em cada canto do Estado”, destacou o secretário executivo regional do Governo em Cacoal, José Moura.
Em Pimenta Bueno, a professora aposentada, Maria Cristina Fini Michelis, aguardava ansiosa por sua vez. Quando chegou o dia de ser vacinada, ela conta que se emocionou. “Eu me senti muito bem. Me senti salvando a minha própria vida, pois sei como é importante a vacina para a saúde. E em meio a esta pandemia, ter a chance de ser vacinada é uma esperança a mais pela vida”.
Até terça-feira (8), o Estado de Rondônia já havia recebido, ao todo, 632.318 doses de imunizantes contra a covid-19, enviadas pelo Governo Federal, sendo 331.308 doses de CoronaVac, 279.950 doses da vacina AstraZeneca e 21.060 doses da Pfizer. Do total de doses recebidas em Rondônia, 436.874 foram aplicadas até agora.
Todos os dados e informações sobre a covid-19 em Rondônia, inclusive referentes à vacinação da população, estão sendo disponibilizados pelo governo estadual no Painel Covid, um guia de ações de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus.
Vacinada na véspera do Dia Mundial da Imunização, Eliane Oliveira tem plena consciência da importância da vacina. “A vacinação sempre foi o caminho para a prevenção de doenças. Todos nós, desde pequenos, somos vacinados para nos proteger de diversas doenças. Graças a Deus chegaram as vacinas contra a covid-19 e torcemos para que todos sejam imunizados o mais rápido possível”, deseja Eliane, que no último dia 2 acompanhou a mãe na vacinação.
Dalira Oliveira é aposentada e tomou a segunda dose no drive-thru organizado pela prefeitura de Cacoal. “Tomar a vacina foi uma satisfação muito grande. A gente acredita que elas trazem resultados, então é uma sensação de leveza, de se sentir protegido. A primeira dose já foi muito especial e agora a imunização está completa. É uma verdadeira benção de Deus”, concluiu.
(Giliane Perin – SecomRO)