Cacoal/RO, 2 de maio de 2024 – 22:32
Search
Search
2 de maio de 2024 – 22:32

A DESPEDIDA DE UMA AMIGA – Por Maria Lindomar dos Santos

A despedida de uma amiga

Maria de Lourdes Kemper do Prado

Como é difícil dizer adeus, como é difícil a despedida. Neste momento nos despedimos da amiga Lourdes Kemper, a professora, a artista plástica, que eternizou as décadas de 70 e 80 por meio de suas telas, e retratou a nossa querida Cacoal em tempos difíceis, onde não tínhamos internet, não tínhamos asfalto, não tínhamos lojas de marcas, porém tínhamos muitos sonhos e esperança. E a jovem professora Lourdes assim como tantas outras sonhava com uma Cacoal melhor.
Após seu esforço em estudar, pois não era fácil vir da linha 3 para Cacoal, ela se aventurou na área da literatura e foi pesquisar e retratar as memórias de nossa cidade. Retratou-a com muito carinho, pois fez parte da mesma e sabia da importância de deixar registrado cada fato de nossa história.
Tive a honra de colaborar com a finalização do material e confesso que foi gratificante poder escolher juntas o título da obra – Cacoal, sua história, sua gente. Procurem conhecer a obra que retrata a garra, a alegria, a determinação de nosso povo.
Na política também deixou seu legado e como vereadora defendeu a educação e em especial o Pró-Campo, projeto que levou o ensino médio para a área rural, sendo copiado por muitos municípios.
Foi membro da Academia de Letras de Cacoal – ACLEC – ocupando a cadeira de número 06. Lourdes nos deixa um legado e uma lição de valorização das nossas memórias, afinal história não se discute, se respeita e a história da professora Maria de Lourdes Kemper do Prado deve ser respeitada não só em nosso município, mas em todo o estado de Rondônia.
Estava com a esperança de reencontrar minha amiga e podermos dar aquelas gargalhadas gostosas, recordar as vivências, que apesar de difíceis Lourdes conseguia torná-las leve, suave e enriquecedora, mas o Grande Mestre e Senhor de todas coisas não autorizou. Que assim seja. Siga em paz minha amiga. Vá contar suas histórias hilárias no céu.

 

Maria Lindomar dos Santos
Presidente da Academia de Letras de Cacoal – ACLEC

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp