Cacoal/RO, 21 de maio de 2024 – 06:41
Search
Search
21 de maio de 2024 – 06:41

CONVERSAS DE BASTIDORES – Boca Maldita de 11 de setembro de 2020

DIA 11 DE SETEMBRO – Embora não faça parte do cotidiano de notícias da coluna, hoje faz 19 anos que terroristas sequestraram quatro aviões nos Estados Unidos e explodiram o World Trade Center, conhecido como as Torres Gêmeas. Os prédios atingidos pelos aviões ficavam em Nova Iorque e abrigavam muitos dos principais escritórios de negócios do mundo e representavam o maior símbolo de poder econômico dos Estados Unidos. Além dos 19 sequestradores, estavam a bordo dos aviões 227 passageiros civis de 70 países diferentes. Na ocasião, 2.996 pessoas morreram e quase 7 mil ficaram feridas, uma das maiores tragédias dos Estados Unidos. O sequestro dos aviões e as explosões das Torres Gêmeas foi planejado pelo terrorista Osama Bin Laden

PARTIDO DOS TRABALHADORES – Este fim de semana será movimentado no universo político de Cacoal, porque alguns partidos se preparam para definir posição sobre as eleiçõess de 15 de novembro. No domingo (13/09), o Partido dos Trabalhadores realiza sua convenção. Até este momento, o PT caminha para não apresentar candidatura própria ao cargo de prefeito de Cacoal e a tendência da sigla é definir sobre apoio a candidatos de outras siglas somente após as convenções. O Partido dos Trabalhadores tem muita tradição nas eleições de Cacoal e na última eleição municipal apresentou o empresário Dimas da Giacomin como candidato a prefeito. Caso o PT decida ficar neutro na campanha, a militância do partido certamente vai ficar meio perdida, porque isso não faz parte das tradições petistas.

CONVERSAS DE BASTIDORES – Nos últimos dias, surgiram rumores de que o pré-candidato a prefeito do Democratas, Marco Aurélio Vasques, poderia compor uma chapa com a prefeita Glaucione Rodrigues em Cacoal. Na realidade, uma conversa entre o Dr. Vasques e a prefeita Glaucione Rodrigues chegou a acontecer, mas a possibilidade desta composição está completamente descartada. Em contato com a coluna, Marco Aurélio Vasques informou que este fim de semana fará uma reunião com os partidos que defendem sua candidatura para definir o nome do vice na chapa. Uma coisa já está bem definida no grupo liderado por Vasques: ele não será vice em nenhuma chapa. As especulações sobre essa possibilidade de ele ser vice da atual prefeita representam o desejo de duas ou três pessoas filiadas ao Democratas, mas que possuem um pé dentro da administração.

MINISTRO ANDREAZZA – O ex-secretário de esportes de Ministro Andreazza, Valdomiro Félix, conhecido na cidade como Miro esteve conosco esta semana e informou que é pré-candidato a vereador na cidade vizinha. Miro já esteve no mandato de vereador em Ministro Andreazza tempos atrás e fez excelente trabalho em defesa do município e da população de Andreazza. Caso ele confirme a candidatura, será uma boa opção para os eleitores andreazzenses, porque conhece as atribuições do cargo e conhece as necessidades da população do município. Segundo, ele nos próximos dias vai discutir com alguns amigos sobre as propostas que defende e buscar apoio para entrar na disputa.

PESQUISAS ELEITORAIS – Como as eleições estão se aproximando, começam surgir aquelas “pesquisas” famosas com números encomendados por várias pessoas que têm interesse pelos “resultados”. Os eleitores precisam saber que todas essas “pesquisas” divulgadas em Cacoal em redes sociais não possuem nenhum fundamento e são completamente manipuladas. Conforme a legislação eleitoral, qualquer pesquisa eleitoral somente pode ser divulgada quando for registrada no Tribunal Regional Eleitoral. Essa determinação não é por acaso. A lei trata desse assunto justamente para evitar que os eleitores sejam enganados por pesquisas fajutas. Até este momento nenhuma pesquisa sobre eleições em Cacoal foi registrada no TER, por um motivo muito simples: não existem ainda os candidatos e tudo é especulação.

ESCASSEZ NA CÂMARA – Alguns servidores da Câmara Municipal de Cacoal, com quem a coluna teve contato nos últimos dias, afirmam que o legislativo municipal tem passado por um sério problema de falta de material de expediente. Papel, caneta e outros itens importantes estão ficando escassos por lá. Segundo os servidores que reclamam do fato, não se trata de fazer economia ou evitar gastos desnecessários, seria mesmo por falta de organização do presidente Valdomiro Corá. Realmente não deve ser fácil trabalhar em um setor onde faltam materiais de expediente, porque uma Casa de Leis necessidade de materiais para funcionar de maneira satisfatória.

FALTA DINHEIRO – As pessoas que frequentam a região central do comércio em Cacoal têm reclamado bastante da situação dos caixas eletrônicos instalados no mercado Servilar e uma farmácia que fica nas proximidades do mercado. O problema é que os dois caixas geralmente estão sem dinheiro ou estão em manutenção, dificultando muito a vida de cliente de muitos comércios nas avenidas Porto-Velho e Sete de Setembro. As pessoas responsáveis pela manutenção desses caixas bem que poderiam ter um pouco mais de respeito pelos clientes dos bancos desses caixas. Não dá para entender por que é tão normal não ter cédulas para a retirada nos citados caixas. Todos os dias, centenas de pessoas que vão ao centro buscam algum serviço nesses caixas. Quando é para fazer saque, geralmente não dá certo, pela falta de dinheiro. Será que os bancos que alimentam esses caixas quebraram???

FALTA DE ÁGUA – A população de Cacoal tem sofrido muito com a falta de água no município, em diversos bairros da cidade. Nos últimos dias, a situação passou a ficar muito mais, complicada porque o calor que tem feito este mês é altíssimo. A direção do SAAE precisa adotar medidas urgentes para solucionar este problema, pois a água é um bem indispensável para a saúde. Em tempos de pandemia, quando é necessário tomar banho com mais frequência, lavar as mãos e lavar utensílios domésticos, não dá para ficar sem água. O SAAE chegou a publicar algumas notas tentando esclarecer os fatos, mas isto não pode acontecer com tanta frequência como tem ocorrido. Além disso, é muito importante informar que a falta de água não acontece por culpa dos funcionários da autarquia de água. O problema está na falta de equipamento que atendam as demandas da cidade

JABÁ MOREIRA – Durante a sessão da última segunda-feira, o vereador Mário Angelino Moreira (o Jabá) teceu duras críticas sobre o promotor Marcos Ranulfo Ferreira, membro do Ministério Público em Cacoal. Segundo o vereador, o promotor teria se juntado com pessoas da administração municipal para persegui-lo no mandato. Jabá Moreira acusa o promotor de ser aliado do esposo da prefeita Glaucione Rodrigues e de tentar impedir que ele exerça sua livremente sua atribuição de fiscalizar. O clima entre o vereador e o Dr. Ranulfo realmente ficou tenso, mas é possível que eles estabeleçam um acordo de paz, porque são autoridades do município e porque possuem capacidade de dialogar sobre os fatos. Assim como é muito importante a missão do Ministério Público, também é muito importante a missão dos vereadores, visto que ambos têm a função de fiscalizar como são empregados os recursos públicos e como funcionam os órgãos da administração pública.

Whatsapp Image 2020 09 09 At 10.05.22
A PATRÍCIA LUIZ GERMANO, agricultora na linha 9, mãe da Eliandra Germano de quatro anos, filha do Leonardo Luiz Germano e da Evanira Ninmer Germano e irmã do Flávio, Letícia e Leandro Luiz que residem na Linha 10 e esposa do Jefferson Anderson Debernardino, também lê o jornal TRIBUNA POPULAR e acessa o www.tribunapopular.com.br

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp