Cacoal/RO, 11 de maio de 2024 – 07:23
Search
Search
11 de maio de 2024 – 07:23

Coluna do Xavier – CACOAL:  OS PALANQUES, OS POLÍTICOS E A POLUIÇÃO…

Por Franccisco Xavier Gomes

 

CACOAL:  OS PALANQUES, OS POLÍTICOS E A POLUIÇÃO…

 O contribuinte rondoniense teve uma semana de agenda cheia, no quesito palanques. A presença de ministros do governo de Luís Inácio nas terras de Rondon movimentou os bastidores e gerou incontáveis mensagens de áudios e vídeos em todos os jornais e principalmente nas redes sociais. Políticos de todas as regiões do estado aproveitaram a oportunidade para atuar como papagaios de pirata e declarar que, há anos, lutam pelas obras anunciadas pelas agendas dos ministros. No caso de Nossa Urbe Obediana, os políticos locais esqueceram que o Heuro e Hospital Regional passam por problemas gravíssimos; esqueceram das obras inacabadas; esqueceram da poeira e da poluição provocada pelas queimadas e outros problemas. Esqueceram e partiram para tentar espaço em novos palanques de propagandas. Na ponta da linha, os assessores e asseclas se agitaram muito mais, espalhando as mensagens em todas as redes sociais e tentando vincular seus padrinhos a obras inauguradas e anunciadas em Rondônia. Foi uma festa…

Os três motivos de tanta euforia política são: a inauguração do porto oficial de Guajará-Mirim; o anúncio da construção de uma ponte no município da fronteira e o anúncio da duplicação da BR 364, no trecho entre Pimenta Bueno e Candeias do Jamari. É muito curioso ver os políticos de Rondônia saírem de Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno e outros municípios do estado para inaugurar um porto em Guajará-Mirim. Muito mais curioso é o fato de que ver políticos com mandatos estaduais e municipais gravando áudios e vídeos abraçados com os ministros de Lula e falando da duplicação da rodovia 364 e da construção de uma ponte binacional. Os deputados estaduais não estão proibidos de fazer discursos sobre esses temas e não há nenhum crime nisso, claro. O problema reside na incoerência e na demagogia. Há diversos outros temas sobre os quais os deputados estaduais e federais fazem absoluta questão de fingir que não sabem, enquanto a população sofre com os transtornos. Nos últimos meses, alguém viu algum político de Cacoal fazer vídeos ou áudios sobre a construção do Hospital Municipal de Cacoal? Lógico que não!! Alguém viu algum deputado estadual fazer vídeos para dizer que o HEURO e o Hospital Regional de Cacoal estão abandonados pelas autoridades? Claro que não! Alguém viu algum político de Cacoal fazer áudios ou vídeos para falar das pontes inacabadas dos rios Pirarara e Machado? É evidente que não! Essas obras ou promessas de obras também já foram objetos de palanques, mas como estão abandonadas, ninguém fala mais…

O leitor certamente vai lembrar com nostalgia dos áudios e vídeos gravados nos locais das construções das pontes em Cacoal. Os políticos faziam 15 ou 20 gravações diariamente. Hoje, com as obras abandonadas e sem previsão de conclusão, nenhum deles aparece para dar nenhuma explicação. É óbvio que nenhuma pessoa em sã consciência vai torcer para que as obras de duplicação da BR 364 entrem para a lista de obras abandonadas em Rondônia, mas todos os políticos do estado vão se esconder, se isso vier a acontecer. Para muitos deles, o que interessa é somente a propaganda política e a divulgação de seus nomes como heróis. Quando as obras estão paradas, nenhum político faz propaganda. Os habitantes de Cacoal e Ji-Paraná se lembram muito bem que todas as vezes em que o governo federal colocava um parafuso nos aeroportos desses municípios, dezenas de políticos apareciam para fazer a maior festa e dizer que era uma obra deles. Agora, com a redução dos voos em Rondônia, não aparece ninguém para assumir que nosso estado tem uma representatividade fraquíssima. As empresas aéreas fazem o que bem entendem, reduzem os voos, colocam a culpa nos usuários que foram à justiça reclamar algum direito, e os políticos ficam todos caladinhos. Onde já se viu uma empresa alegar que precisa reduzir voos, porque sofreu muitas ações judiciais? Que argumento fajuto!!!

Agora vamos trazer a cronologia e a logística para Nossa Urbe Obediana. Há muitas pessoas reclamando da poeira e da fumaça nesse período. Reclamando com razão, evidentemente. Quando o governo de Marcos Rocha resolveu colocar asfalto em algumas ruas de Cacoal, vários vereadores e o prefeito fizeram disso um grande palanque político e gravavam áudios e vídeos todos os dias, dizendo que eles eram os autores dos pedidos. Tudo mentira! Tudo papo furado! Essas obras de asfalto em Cacoal são do Programa Tchau, Poeira, do estado de Rondônia, como já dito aqui na coluna. Agora, no período de seca, os mesmos vereadores deveriam visitar as ruas onde a poeira incomoda muitas pessoas e dizer que isso também é projeto deles, mas claro que não farão isso, porque, como diz o vereador Kapichão das Demandas: “aqui nessa casa tem hipócritas”. E como tem!!! Nenhum vereador vai aparecer para explicar a paralisação da obra de asfalto da Linha 6 de Cacoal, porque a poeira no local é infernal. Logicamente que todos estarão no palanque da inauguração daqueles poucos metros de estrada onde fica a obra abandonada. Aliás, a obra fica a poucos metros do Hospital Regional, que este ano teve até o fechamento de UTI e nenhum político falou nada. Quanta hipocrisia, diria Kapichão das Demandas. É justamente a hipocrisia daqueles que falam muito apenas em inaugurações de obras, mas somem para não explicar a poluição derivada da poeira, das queimadas e dos discursos vazios…

Finalmente, e para ninguém dizer que sou pessimista, quero deixar claro que acredito na obra de duplicação e sou entusiasta da ideia, porque a BR 364 é a espinha dorsal de Rondônia. Como Lula duplicou a BR 101, onde já passei inúmeras vezes, não tenho dúvida de que a ideia do Barbudo é tocar realmente a obra em nosso estado. Esta obra, aliás, vai gerar muitos empregos e outros benefícios, além de reduzir drasticamente o número de acidentes fatais. E, quando acontecer a inauguração, vai ser emocionante ver um palanque montado desde Pimenta Bueno, até Candeias, com espaço nos dois lados da rodovia. Haverá espaço para todos os políticos de Rondônia e a poluição será garantida. Fico até imaginando os discursos emocionantes e aquela poluição sonora horrível. Por alguns momentos, vamos até esquecer que existem pessoas praticando a poluição das queimadas e que a poeira em muitas ruas de Cacoal é tão intensa que ofusca prefeito, vereadores, deputados e asseclas. Assim como a poluição de queimadas e da poeira, a poluição política é uma coisa asquerosa… Tenho dito!!!

 

*FRANCISCO XAVIER GOMES – Professor da Rede Estadual e Jornalista

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp