Hoje (23/03) um leitor do Jornal Tribuna Popular enviou uma imagem com diversos venezuelanos que foram vistos com cartazes no centro de Cacoal pedindo emprego e comida, os quais teriam chegado na cidade nas últimas horas, em um grupo de cinco pessoas.
Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação.
A situação é de extrema gravidade, uma vez que atualmente existem cerca de 3,7 milhões de refugiados e migrantes venezuelanos em todo o mundo, a maioria na América Latina e no Caribe.
Devido à piora na situação política, econômica, de direitos humanos e humanitária na Venezuela, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) considera agora que a maioria dos que fogem do país precisam de proteção internacional como refugiados.
O questionamento do leitor de Tribuna Popular é se a Prefeitura tem alguma medida, em meio à pandemia do coronavírus, para proteger essa população.
(Da Redação – Jornal Tribuna Popular).