Cacoal/RO, 13 de maio de 2024 – 06:04
Search
Search
13 de maio de 2024 – 06:04

Fitoterápicos como “Gota do Zeca” e outros, são alvos de fiscalização em Cacoal

Foi deflagrada no município de Cacoal, uma fiscalização da Vigilância Sanitária, para atuar no combate à venda irregular de medicamentos fitoterápicos, que não obedeçam a lei 63.60/1976, que estipula o selo obrigatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De com Marcelo Antônio de Lima, Diretor da Vigilância Sanitária de Cacoal, a fiscalização foi deflagrada por causa de um medicamento fitoterápico muito conhecido, chamado “Gota do Zeca”, que é originário de Rondônia e que acabou indo parar sem a devida fiscalização e selo da Anvisa, no Estado do Amazonas.

A fiscalização ocorreu e permanecerá sendo realizada em farmácias, camelôs e lojas de medicamentos naturais, para evitar a venda desses produtos que não possuem nenhuma comprovação de eficácia e pode de fato causar males à saúde, por serem produzidos de formas até mesmo insalubres.

Além de uma grande quantidade de frascos do “Gota do Zeca”, muitos outros medicamentos foram retirados de circulação, uma vez que, quando um produto possui indicação no rótulo, ja se torna medicamento e precisa de fiscalização para produção.

“Se você vende a camomila apenas como alimento, não há necessidade de selo da Anvisa, porém, a partir do momento que o rótulo do produto contenha a indicação para ser usada como calmante, que é o mais comum para essa erva, já se torna medicação e precisa conter todos os trâmites burocráticos para comercialização”, exemplificou Marcelo.

Fonte: Segundo News

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp