Cacoal/RO, 18 de maio de 2024 – 03:23
Search
Search
18 de maio de 2024 – 03:23

Devido a atraso em envio de Astrazeneca, Mutirão de Vacinação em Cacoal terá apenas segunda dose de Pfizer e Coronavac

Shopping

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cacoal divulgou um banner, na tarde deste sábado, informando que o repasse de doses da vacina Astrazeca para Rondônia atrasou e em razão disso, o Mutirão de Vacinação que ocorre neste domingo em Cacoal,  irá antecipar apenas as segundas doses das vacinas Pfizer e Coronavac agendadas até o dia 20 de setembro. Esse mutirão será realizado conjuntamente pelo Governo de Rondônia, através da Sesau* e Agevisa*,  e Prefeitura de Cacoal, através da Semusa*.

O Mutirão, que acontecerá no estacionamento do Cacoal Shopping, também irá atender a adolescentes, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose.

A  respeito da segunda dose, a nota tranquiliza a população ao informar que a vacina Astrazeneca deverá estar disponível nos próximos dias e todos os que estão com agendamento serão atendidos.

 

Com relação a grávidas e puérperes, a Semusa afirmou que há vacinas disponíveis na central vacinação e pede que as mulheres desse grupo que ainda não foram vacinadas ou que precisam da segunda dose compareçam ao local. O experiente médico Donizete Donizete Camargo de Freitas, que atua na saúde pública de Cacoal há 22 anos, afirmou que as grávidas ou puérperes que não tomam a vacina correm risco de sérias complicações caso sejam infectadas por covid.

Estudos recentes atestam a eficácia de todas as vacinas e mulheres grávidas, que contraíram o virus após serem vacinadas, tiveram apenas efeitos leves. Outro dado relevante é que em Rondônia, das 39 mulheres grávidas que morreram este ano, 35 dessas mortes foram em decorrência de covid. Isto significa que se essas mulheres tivessem tomado a vacina, não perderiam suas vidas.

*Sesau – Secretaria de Estado da Saúde
*Semusa – Secretaria Municipal de Saúde
*Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp