Rondônia, 12 de julho de 2024 – 14:02
Search
Anuncie aqui
Search
12 de julho de 2024 – 14:02

O DIA 1 DE JULHO NA HISTÓRIA – “ESCREVA SOBRE SUA BUNDA”

Anuncie aqui

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

01.07.24 – BOM DIA!

RONDÔNIA
1912 – Passa a valer o contrato entre o Governo brasileiro e a The Madeira-Mamoré Railway Limited, à cuja contratada tem o direito de exploração, por 60 anos, da ferrovia Madeira-Mamoré,.
1923 – Inauguração da sede da loja maçônica “Segredo e Lealdade” na vila Espiridião Marques – depois Guajará-Mirim.
1949 – A “Cruzeiro do Sul” vai reativar ainda este mês a linha Porto Velho/Manaus, com uma viagem semanal.
1983 – O Banco do Estado de Rondônia inicia suas operações em Porto Velho. E em Guajará-Mirim o juiz Sebastião Chaves decide se o padre Alexander Bendoraites, acusado da morte do médico Ildair Munin, vai ao tribunal de júri.
1984 – A “vassoura de bruxa” está grassando nos cacauais rondonienses e o órgão responsável não socorre os plantadores, e, segundo o deputado José do Prado, os cacauicultores rondonienses já pensam em largar os plantios.
1987 – 1) O DNER anuncia o asfalto na BR-364, de Porto Velho a Rio Branco (AC), em 2 anos. 2) Em Guajará-Mirim, críticas à UNIR, instalada há 4 anos, e sem levar nenhum curso para a cidade.
1988 – Em artigo na imprensa o jornalista e historiador Matias Mendes denuncia o desrespeito de três deputados estaduais que atiraram a Bandeira Brasileira no chão, na Assembleia Legislativa.

COMEMORA-SE
Dia Mundial das Bibliotecas. Dia da Vacina BCG. Dia Internacional do Cooperativismo. Dia Internacional do Reggae.
Católicos lembram Santo Aarão (irmão de Moisés), São Júlio, Santo Arão da Bretanha

BRASIL
1994 – O presidente Itamar Franco ativa novo plano econômico, e a moeda brasileira muda do cruzeiro real para o real.

MUNDO
1858 –Primeira apresentação da Teoria da Evolução, de Charles Darwin e Alfred Russel. 1903 — Realizado pela 1ª vez a prova ciclística Tour de France, ganha por Maurice Graner (FR). 1944 – Inicia a Conferência de Bretton Woods e é idealizado o Fundo Monetário Internacional.

 

FOTO DO DIA

“ESCREVA SOBRE SUA BUNDA”

 

Em 1992, fase final do que chamavam, e ainda chamam, “ditadura”, uma professora do 1º ano de Letras da Unir, no 1º dia de aula, desafiou: “Escreva sobre a sua bunda”. Imagine se fosse hoje, tempos de mimimi….
Na turma um dos mais respeitados cidadãos de Porto Velho, o jornalista Ciro Pinheiro, quase sessentão. “Ela não fez como outros, que em suas primeiras aulas falavam de suas experiências. Mandou que fizéssemos a redação”.
Os alunos não precisariam pesquisar, talvez até pedir opinião de outro. Para a professora seria uma amostra de que soubessem escrever, ordenar raciocínios etc. Ou verificar o nível gramatical e de vocabulário de cada um.
Havia um problema a mais, mas para quem sabia redigir isso nem era: o texto deveria ser escrito até o fim da aula, ali, na sala.
E o Ciro foi o único a entregar o texto, sobre sua “tuberosidade isquiática” (*)
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/lucio-albuquerque/um-texto-de-quem-sabe-fazer-o-contexto
Foto: livro “Festival de besteira que assola o país”

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp