Cacoal/RO, 5 de maio de 2024 – 23:32
Search
Search
5 de maio de 2024 – 23:32

O DIA 17 DE JULHO  NA HISTÓRIA

Por Lucio Albuquerque
[email protected]

 

BOM DIA 17 DE JULHO!

 

HOJE É
Dia do Curupira. Dia de Proteção às Florestas. Dia do Submarinista (BR). Dia Mundial do Emoji.
Católicos lembram São Leão IV, Santa Marcelina, Santo Aleixo, Santo Enódio, 17 Freiras martirizadas em Paris, São São Kenelm. Beato Inácio de Azevedo. Ortodoxos lembram Canonização dos Romanovs – Nicolau II da Rússia, a esposa Alexandra, e 5 filhos assassinados por comunistas russos.

RONDÔNIA
1947 – A senhorita Carolina Figueiredo torna-se a primeira mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim.

1948 – O seringalista Joaquim Pereira da Rocha envia ao deputado federal Aluízio Ferreira, para análise laboratorial, amostras de uma terra preta recolhida em sua propriedade. O laboratório confirmou ser muita cassiterita e um veio enorme.

BRASIL
1947 – Nasce o cantor e compositor a Ronnie Von, um dos grandes nomes da “Jovem Guarda”.

1994 – A Seleção Brasileira de futebol conquista pela quarta vez o Mundial.

2002 – Morre Mario Juruna, o primeiro deputado federal indígena do Brasil.

2007 – Ocorre a tragédia do Airbus A-320 da TAM, com 199 mortos; o avião ultrapassa a cabeceira da pista em Congonhas e bate num prédio gerando a tragédia.

MUNDO
1790 — Morre Adam Smith, o “Pai” da Economia Moderna (n. 1723).

1955 – Inaugurada a Disneylandia em Califórnia (EUA).

FOTO DO DIA

“Seu” Antão Gomes de Oliveira foi um dos milhares, centenas de milhares que vieram para a “Terra de Rondon” passar uma temporada e que, como se diz em Porto Velho, “beberam água do (rio) Madeira” e ficaram. Formado sargento especialista na Aeronáutica, queria ir para sua terra, Natal (RN), mas como não havia vaga ele decidiu escolher Porto Velho, chegando no início da década de 1960, assumindo o serviço telegráfico da FAB, para ficar só “seis meses”, mas a jovem Maria Franco fez Antão (foto) mudar de ideia. Durante muitos anos foi o telegrafista do aeroporto “Salgado Filho”, conhecido mais como “Caiari”. O ex-cabo Haroldo Leite, que serviu no posto da FAB com o então sargento Antão, lembra com muitos elogios o ex-chefe, “muito competente e que sabia tratar bem as pessoas”, referiu Haroldo. (ver) https://www.diariodaamazonia.com.br/o-telegrafista-da-fab-no-tempo-do-aeroporto-caiari/

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp