Cacoal/RO, 3 de maio de 2024 – 04:42
Search
Search
3 de maio de 2024 – 04:42

Transformador aumenta capacidade da subestação de Espigão do Oeste

Subestação Móvel 3

Energisa levou subestação móvel de Ji-Paraná para Espigão para manter o fornecimento para os moradores durante a intervenção 

A equipe da Energisa está em Espigão do Oeste, substituindo o antigo transformador da subestação por outro com potência 30% maior, capacidade para atender o equivalente a 60 mil casas populares. É mais uma etapa do investimento que a empresa vem fazendo desde o ano passado no município, o primeiro a ser contemplado pelo programa Energia que Transforma, em janeiro. Dessa vez, os técnicos da empresa utilizaram uma subestação móvel para poder trabalhar com segurança e sem interromper o fornecimento para os cerca de 32 mil moradores da cidade. A unidade, que pesa 48 toneladas, veio de Ji-Paraná e toda a logística de transporte envolveu 12 profissionais durante seis dias. 

O gerente do departamento de manutenção da transmissão da Energisa Rondônia, Filipe de Oliveira Lima, explica que a subestação serve justamente para transformar a energia de alta tensão para a voltagem que é distribuída pelas ruas da cidade para ser usada nas residências, comércio e indústrias. Como a intervenção era justamente no equipamento que faz isso, toda a energia da cidade teria que ser desligada. A subestação móvel serve justamente para evitar esse transtorno para a população. “Dá trabalho, mas conseguimos fazer todo o serviço remanejando a carga para a subestação móvel. Nossas equipes atuaram com muito planejamento, sem gerar interrupção no fornecimento”, comemora.  

Em janeiro, Espigão do Oeste foi a primeira cidade a receber o projeto Energia que Transforma. Em apenas uma semana, a Energisa investiu R$ 2,8 milhões na construção de um novo alimentador e na manutenção da rede. Durante os cinco dias da ação inédita no estado, foram realizados 2.090 atendimentos, tais como a regularização de clientes clandestinos e novas instalações do Luz para Todos, além de substituição de postes, cruzetas, isoladores, negociação de débitos, transferência de titularidade, entre outros. Também foram substituídas 148 geladeiras e mais de 2 mil lâmpadas LED pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel. (Fonte: Tamiris Barcellos Ribeiro Garcia – Imprensa/Energisa).

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp