Cacoal/RO, 17 de maio de 2024 – 02:56
Search
Search
17 de maio de 2024 – 02:56

Coluna BOCA MALDITA – Vaidades Legislativas

Boca Maldita 1

PATRIOTAS DE RONDÔNIA – Esta semana, o senador Flávio Bolsonaro assinou a ficha de filiação ao Patriotas. Ele havia comentado, dias antes, que seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, possivelmente iria se filiar ao mesmo partido. Isto significa que existe uma grande possibilidade de acontecer a filiação do presidente da república, hoje sem partido. Caso Jair Bolsonaro assine a filiação ao Patriotas, haverá uma serie de mudanças no partido em Rondônia, visto que atualmente o partido é comandado no estado pelo grupo do governador Marcos Rocha, desafeto político do deputado coronel Chrisóstomo. Caso o coronel Chrisóstomo assuma a direção do Patriotas em Rondônia, dificilmente o governador teria condições de ficar no partido, já que ele não teria a garantia de vaga para disputar sua reeleição. Na realidade, o presidente Bolsonaro provavelmente não subirá em nenhum palanque em Rondônia, pelo menos no primeiro turno das eleições, porque vários candidatos ao cargo brigam para ter o apoio do presidente.

VAIDADES LEGISLATIVAS – Os vereadores de Cacoal precisam decidir, com urgência, sobre algumas situações referentes aos grupos de prioridades das vacinas contra a covid-19. Todas as vezes em que algum vereador cita um segmento da sociedade, aparece outro vereador para dizer que não aceita o citado segmento como prioritário. O vereador Magnison Mota, que pouco tempo atrás queria incluir os pastores na lista de prioridades, afirma que não aceita outro colega indicar nenhuma categoria profissional que o voto dele será contrário. Talvez os vereadores não perceberam que a Câmara de Cacoal é formada por 12 vereadores e nenhum deles está impedido de apresentar nenhuma proposta. Após a apresentação da proposta, cada vereador vai votar como manda sua consciência, sendo contrário ou favorável às propostas. O fato de um vereador ser contra determinada categoria não impede outros vereadores de apresentarem suas propostas, porque o processo democrático existe justamente para garantir aos vereadores a liberdade de ter a posição que desejarem sobre todos os assuntos.

FÚRIA x SINSEMUC – O sindicato dos servidores municipais de Cacoal (SINSEMUC) vai precisar fazer uma avaliação sobre algumas demandas que tem levado ao prefeito Adailton Fúria ou que tem ajudado a administração municipal a encaminhar para o legislativo municipal. Recentemente, chegou à Câmara de Cacoal um projeto com o conteúdo totalmente ultrapassado, em relação à eficiência que se busca no setor público. O projeto foi encaminhado pelo prefeito Adailton Fúria e seria um pedido do SINSEMUC. Pela proposta, os servidores municipais passariam a ter direito de se afastar do serviço público pelo período de até 08 anos, em vez dos 04 anos estabelecidos pela legislação atualmente. O benefício poderia alcançar até mesmo servidores em estágio probatório. Este tipo de projeto pode ser muito prejudicial ao serviço público, considerando que, entre outras situações, não permite que a prefeitura de Cacoal realize concursos públicos para novas contratações, uma vez que o servidor afastado pode voltar a qualquer momento. Em reunião ocorrida na Câmara Municipal, o clima ficou tenso entre o presidente do sindicato, Fernando Neves, e o prefeito de Cacoal, já que nenhum deles queria assumir o polêmico projeto.

COLETAS ELETIVA – A Diretoria do bairro Jardim Eldorado, nas imediações do Shopping Cacoal, está trabalhando para implantar no bairro a coleta seletiva de resíduos sólidos. O trabalho, segundo informações passadas à coluna, é uma parceria entre a diretoria da Associação do Bairro Eldorado e a Secretaria de Meio Ambiente de Cacoal. Caso o projeto seja consolidado, com certeza a cidade pode ter benefícios, porque o serviço de coleta seletiva pode diminuir muito o sistema de pesagem da coleta comum de lixo da cidade. Além disso, a partir da coleta seletiva, é possível permitir que algumas pessoas possam ter sua renda melhorada pela comercialização dos resíduos recolhidos de forma selecionada. Entre esses resíduos estão o alumínio, o ferro, o vidro, o plástico e outros produtos encontrados nos lixos residenciais.

VACINAÇÃO DA EDUCAÇÃO – No começo desta semana, a Secretaria de Saúde de Cacoal realizou a vacinação de todos os profissionais da educação de Cacoal. Foram vacinados os trabalhadores da rede municipal, estadual e da rede privada de ensino que atuam desde o ensino infantil até o ensino médio. A equipe de vacinação da prefeitura de Cacoal informou que futuramente vai incluir os profissionais que atuam no setor de ensino superior. Considerando que a vacina aplicada nos profissionais de educação é a astrazênica, a segunda dose será aplicada na primeira semana do mês de setembro. Assim, as pessoas que falam em volta às aulas presenciais devem lembrar que após a segunda dose, existem alguns dias de prazo estabelecidos para que a vacina tenha sua eficácia. Por esta razão, é muito difícil afirmar que as aulas presenciais acontecerão antes desses prazos. Além disso, é necessário avaliar até que ponto as famílias estariam disposta a mandar os filhos para a escola sem a vacina.

JABÁ MOREIRA x CABO ELIEL – As redes sociais de Cacoal ficaram bem agitadas na última segunda-feira, quando foi divulgada uma informação de uma possível briga entre os ex-vereadores Cabo Eliel e Mário Moreira (o Jabá). Segundo os internautas, a confusão teria ocorrido dentro do gabinete do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria. Após a notícia ter viralizado, Jabá Moreira gravou uma live dizendo que realmente teve uma discussão com o desafeto no gabinete do prefeito, mas que a situação não chegou às vias de fato, como informaram diversas pessoas nas redes sociais. Ainda que a situação não tenha atingido maiores consequências, não fica bem dois ex-vereadores de uma cidade importante como Cacoal brigarem em lugares públicos. Os debates de ideias são sempre saudáveis, mas a baixaria não pode ser aceita como algo natural, porque os cacoalenses merecem respeito e a truculência não deve ter espaço no século XXI.

AVENIDA CUIABÁ – Muitas pessoas que residem ou possuem comércios na avenida Cuiabá, na região central de Cacoal, estão indignadas com a paralização das obras de melhorias da citada avenida. As obras de construção de canteiros e de uma ciclovia na Cuiabá começaram ainda na gestão da prefeita Glaucione Rodrigues, mas estão paralisadas, desde o ano de 2020, e não há nenhuma previsão da administração municipal sobre quando será retomada a obra. É necessário que os vereadores de Cacoal cobrem da administração uma informação clara sobre a retomada das obras da avenida Cuiabá, porque os transtornos vividos por todas as pessoas que utilizam aquela via são inevitáveis com a situação que se instalou. Interessante é que da Prefeitura, ninguém se manifesta a respeito, explicando os motivos da não conclusão daquelas obras. Será que é por culpa da obra ter sido um projeto da administração anterior?

POLÍCIA MILITAR – A relação entre o governador Marcos Rocha e a Polícia Militar de Rondônia parece estar muito estremecida. Esta semana, todos os setores da PM manifestaram insatisfação pela forma como o coronel Marcos Rocha tem tratado os policiais. Uma manifestação em dezenas de municípios do estado foi realizada pelos policiais e familiares de policiais, mostrando que a categoria tem sido desvalorizada pelo governo. Após a mobilização da categoria, o coronel Marcos Rocha publicou nota na imprensa informando que já concedeu aos policiais militares os ajustes salarias que eles reivindicam e que tais ajustes serão praticados a partir de 2022. Desde a criação da Polícia Militar de Rondônia, é a primeira vez que soldados, cabos, sargentos, subtenentes e oficiais de todas as patentes se unem para lutar contra a desvalorização da categoria, justamente quando o estado é governado por um policial militar.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Em decisão tomada esta semana, os deputados da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Rondônia deliberaram sobre a situação do deputado Eurípedes Clemente, o Lebrão. Em setembro do ano passado, a Polícia Federal realizou uma operação em que o deputado foi mostrado em vídeos supostamente recebendo dinheiro de propina, conforme declarações do delegado responsável pela operação. Os vídeos que mostram o deputado colocando dinheiro em saco foram exibidos em jornais de grande repercussão no país, como TV Globo, SBT e outros. Entretanto, a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa decidiu que não existem provas para punir o deputado. Nas eleições de 2018, Lebrão foi o deputado mais votado de Rondônia, com 20.357 votos. Na operação que flagrou o deputado foram presos 04 prefeitos do interior do estado, entre os presos, estava Gislaine Clemente, a Lebrinha, filha do deputado e na época prefeita de São Francisco do Guaporé.

SINAL DE FUMAÇA – Uma investigação que acontece na Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia poderá ter como resultado a exoneração de uma das autoridades conhecidas em Cacoal e aliada do governador Marcos Rocha. Segundo informações que chegaram à coluna, há mais de 10 denúncias sobre a mesma autoridade e que estão sendo apuradas pelos ouvidores. Claro que neste momento não se pode afirmar que a pessoa denunciada seja culpada ou tenha cometido realmente os atos denunciados, mas é necessário esperar que as investigações tenham uma conclusão para ter clareza da situação. Nas denúncias, consta que a pessoa possui estreita ligação com um deputado estadual e que as ações poderiam ter relação com tal deputado. Como não há ainda um resultado oficial, a coluna vai esperar e acompanhar as investigações para manter nossos leitores sempre bem informados. Neste momento, podemos afirmar que existe muita fumaça em torno dos fatos. Que não seja verdade, só fumaça…

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp